Sicredi Novos Horizontes Itaí
Avaré

Câmara de Avaré aprova abertura de CP que pode cassar mandato de Flávio Zondoná

Comissão Processante tem prazo de 90 dias para apurar os fatos.
Denúncia de cidadão acusa o ex-presidente de homofobia – Foto internet

Por 8 votos a 4, a Câmara Municipal de Avaré aprovou, em sessão ordinária desta segunda-feira, dia 7 de agosto, o recebimento da denúncia impetrada pelo munícipe José Paulo Santos de Oliveira, mais conhecido como Paulo Proença e, a abertura de uma Comissão Processante (CP) que poderá resultar na cassação do mandato do vereador Flávio Zandoná (Cidadania) por quebra de decoro parlamentar.

Na denúncia, Paulo Proença (foto) acusa o vereador Flávio Zandoná de ter proferido injúria que caracteriza homofobia durante pronunciamento na Palavra Livre. O vereador, por sua vez, nega as acusações.

Votaram pelo recebimento da denúncia os vereadores: Adalgisa Ward, Hidalgo de Freitas, Luiz Cláudio Despachante, Marcelo Ortega, Isabel Dadário, Moacir Lima, Léo Ripoli e Claudinei Cardoso Borges, que assumiu a vaga de Zandoná para a votação da abertura da CP.

Foram contra a abertura da Comissão Processante os vereadores: Ana Paula do Conselho, Magno Greguer, Lázaro Filho e Roberto Araújo. O presidente da Casa, vereador Tenente Carlos Wagner não proferiu seu voto.

Ainda na mesma noite ocorreu também o sorteio para escolha dos membros da CP, que ficou formada pelos vereadores Leonardo Píres Rípoli (presidente), Luiz Cláudio da Costa (relator) e Hidalgo André de Freitas (membro).

A Comissão Processante tem prazo de 90 dias para apurar os fatos contra o vereador Flávio Zandoná, trabalhos que podem ser concluídos antes do prazo ou prorrogados, se necessário. Dependendo do resultado da CP, o vereador acusado corre o risco da perda do mandato e também dos direitos políticos, ficando inelegível.