Funcionários da Prefeitura de Itaí aderem a campanha “Outubro Rosa”

Por
Atualizado em
Funcionários da Prefeitura apoiam a campanha Outubro Rosa
Funcionários da Prefeitura apoiam a campanha Outubro Rosa

No primeiro dia útil do mês de outubro, funcionários da Prefeitura Municipal de Itaí aderiram a Campanha Mundial Outubro Rosa, o objetivo da ação é a conscientização realizada no período dirigida a sociedade e com foco, principalmente, às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

História:- O Outubro Rosa começou na década de 1990, nos Estados Unidos, onde os estados faziam ações isoladas referentes ao assunto. Com a posterior aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama no país.

Para mobilizar a população americana sobre a importância da ação, as cidades começaram a se enfeitar com laços rosa. Inicialmente, a ideia foi lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e os laços foram dados aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, em 1990. Depois disso, o objeto passou a ser distribuído em locais públicos, corridas, desfiles de modas, entre outros eventos.

Embora a doença esteja presente no ano inteiro, o mês de outubro foi escolhido para representar a causa ao redor do mundo. Durante todo o período, é comum ver espaços e monumentos decorados e/ou iluminados com a cor.

No Brasil, o primeiro sinal de envolvimento com o Outubro Rosa aconteceu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor, nos anos seguintes outros monumentos como: Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Cristo Redentor também forma iluminados com a cor rosa. Em outubro de 2008, o movimento ganhou ainda mais força e várias cidades brasileiras abraçaram o movimento.

 O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo entre as mulheres, sendo 22% dos novos casos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais. (Fonte: INCA).

Espalhe essa notícia

12 visualizações
Luis Carlos Luciano

Luis Carlos Luciano é profissional na área de jornalismo. Trabalha como editor, redator e por vezes diagramador. Já prestou serviços para vários jornais da região e foi fundador de alguns veículos que ainda circulam, seja nesta ou em outras regiões do estado. Também é gráfico, farturense de origem, itaporanguense de coração, itaiense devido à profissão e palmeirense por paixão.