Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Itaí obtém evolução do Programa Município Verde Azul

Os números mais recentes foram divulgados no dia 22 de Setembro, o resultado final deverá ser divulgado em dezembro de 2017.

Secretário de Itaí Gui Gallego, secretário estadual Mauricio Brusadin e secretária de Paranapanema Daniela
Secretário de Itaí Gui Gallego, secretário estadual Mauricio Brusadin e secretária de Paranapanema Daniela

O municipio de Itaí obteve uma evolução de 21,41% na gestão ambiental do Estado, tendo nota 44,74 na 2ª pré-certificação geral no Programa Municipio Verde Azul.

Os mais recentes números foram divulgados no dia 22 de Setembro, pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo na cidade de Rio Claro. O resultado final deverá ser divulgado em dezembro de 2017.

Esse evento promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o municipio de Itaí foi representado pelo secretário municipal de Meio Ambiente de Itaí - Gui Gallego, que acompanhou a divulgação da pré-certificação. "Estamos evoluindo, obtevemos um avanço significativo no Programa Municipio Verde Azul, e assim continuaremos trabalhando firme para o municipio de Itaí alcançar as primeiras colocações e assim conseguirmos recursos para serem investidos na melhoria do Meio Ambiente de nosso municipio. Agradeço o nosso gestor municipal Thiago Michelin pelo relevante apoio para que possamos avançar nos investimentos e classificação desse programa ambiental", destacou Gui Gallego.

O Município VerdeAzul tem a iniciativa de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. “Com estímulo e auxílio às prefeituras paulistas, na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas em busca de um desenvolvimento sustentável”, complementa a Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

Foram selecionados os municípios paulistas que se destacaram em suas políticas públicas de gestão ambiental em 2017.

O que é o programa Município Verde Azul

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. O Programa estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

O Programa este ano está com um diferencial: Ao invés de ocorrer uma certificação final, haverá  ao longo do ano pré-certificações.

Os primeiros colocados terão preferências na obtenção de recursos pelo FECOP- Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.

Fotos e Texto: NatanaelSSoares

[ngg_images source="galleries" container_ids="150" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="0" number_of_columns="0" ajax_pagination="1" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="Mostrar apresentação de slides" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]