Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Itai recebe Pré Certificado do Programa Estadual Município Verde Azul

Itaí obteve maior destaque e melhor desempenho nas diretivas de Município Sustentável (36ª posição), Resíduos Sólidos (23ª posição) e Uso do Solo (13ª posição).

Itaí foi um dos poucos municípios da região que receberam esta primeira pré certificação.

Itaí segue na disputa do Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que tem inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

O programa estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável em 10 diretivas sugeridas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. As ações propostas pelo programa, há dez anos (2007), compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Arborização Urbana, Biodiversidade, Conselho Ambiental, Esgoto Tratado, Estrutura e Educação Ambiental, Gestão das Águas, Município Sustentável, Qualidade do Ar, Resíduos Sólidos, Uso do Solo.

Itaí obteve maior destaque e melhor desempenho nas diretivas de Município Sustentável (36ª posição), Resíduos Sólidos (23ª posição) e Uso do Solo (13ª posição).

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente além de ser um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

“Temos muito que melhorar ainda, mas o primeiro passo já foi dado. Ficamos um tempo fora do programa pela falta de pessoal para elaboração e desenvolvimento das ações e relatórios e isso nos deixou em uma posição muito baixa. Esse ano, além da ajuda da Eliana (Geógrafa Municipal e Suplente) na elaboração das ações e documentação, pudemos enviar os relatórios no prazo certo e também realizar ações que contribuíram para esta primeira pré certificação" destacou Gui Gallego, Secretário de Meio Ambiente e Interlocutor.

Além disso, vale ressaltar a parceria entre a Secretaria da Educação

Secretaria de Meio Ambiente, onde por meio das diretoras, coordenadoras e professoras da rede municipal, foi possível realizar ações de educação ambiental nas escolas municipais que contribuíram para uma maior pontuação.

Itaí foi um dos poucos municípios da região que receberam esta primeira pré certificação. A próxima pré-certificação ocorrerá em setembro e, finalmente, em dezembro próximo, será feito o anúncio final do Ranking Ambiental Paulista 2017

Veja todos os municípios pré certificados: http://arquivos.ambiente.sp.gov.br/municipiover…/…/geral.pdf

Texto e fotos: NatanaelSSoares

[ngg_images source="galleries" container_ids="73" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="0" number_of_columns="0" ajax_pagination="1" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="Mostrar apresentação de slides" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]