Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

AIPA – Uma associação voltada ao cuidado dos animais

Contando com apoio de sócios colaboradores, casas do ramo, veterinários e voluntários, a entidade cuida dos animais de rua há sete anos.

Membros e colaboradores da entidade
Membros e colaboradores da entidade

A AIPA – Associação Itaporanguense de Proteção aos Animais - foi fundada e devidamente registrada no Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de Itaporanga em 09 de Dezembro de 2010 com o objetivo de prestar cuidados a animais abandonados ou sem lar que vagavam pelas ruas da cidade doentes e principalmente, cadelas no cio, já que a castração era e continua sendo a maior preocupação da entidade.

Aos ideais de Edilson Gomes, grande responsável pela criação da entidade, várias pessoas com a mesma importância de participação se uniram e a Associação criou raízes e se edificou embora com toda dificuldade encontrada, até por se tratar de uma entidade sem fins lucrativos e que sobrevive até hoje graças à espontaneidade dos 102 sócios registados que mensalmente contribuem (sem valor estipulado), para a sobrevivência da mesma.

A entidade encontrou muita burocracia (e até hoje enfrenta essa dificuldade) para exercer seu trabalho a contento e com muito custo conseguiu auxilio da administração pública na administração anterior (que chegou a ser paralisada) e agora na atual administração também conseguiu respaldo, visto que a municipalidade contribui de forma mensal com o equivalente a R$ 1.600,00 mensais que são destinados única e exclusivamente para a castração de animais. Para poder dar um atendimento melhor aos animais que aparecem com vários tipos de doenças e até mesmo para mantê-los durante o tratamento a entidade conta com a contribuição de casas agropecuárias que doam rações e de veterinários do município que prestam socorro e atendimento. A Associação conta ainda com o apoio incondicional de juízes, promotores e advogados que apoiam a causa. 

Hoje a AIPA consegue executar um bom trabalho e cuidar de forma apropriada de animais, como mostra as fotos do antes e do depois do cãozinho Rex  que chegou a entidade muito sofrido e por ela foi recuperado. Por vezes, quando o caso requer um cuidado maior, os animais são enviados a UNESP para tratamento, como é caso do cãozinho que aparece enfaixado.

A entidade começa a ter uma nova luz em seu caminho, pois já conseguiu todos os aparelhos para montar uma sala de cirurgia e brevemente deverá passar as instalações para um prédio público já que até então, está instalada de forma provisória na Rua Dr. Felipe Vita, 1621 (fundos) propriedade particular. Com a mudança de endereço as contas diminuem e com os aparelhos melhora-se a prestação de serviços.

A entidade hoje tem em sua diretoria a presidente senhora Meire Aparecida Camargo Pereira, Serventuária da Justiça aposentada, pessoa de coração enorme e que sempre teve um carinho especial com os animais “desde criança minha mãe dizia que eu cuidava dos bichinhos de forma especial” conta a presidente que por essa dedicação, foi contemplada na Câmara Municipal com uma Moção de Aplausos e Reconhecimento, através de Indicação do vereador João Custódio.

O cuidado especial de Dona Meire não é apenas com os animais, mas também com o andamento da entidade e principalmente com a organização documental da mesma e para que tudo saia da forma desejada e precisa, conta com a participação de outros membros da diretoria, que são: Carla Maria Gomes Pereira - vice-presidente, Dirceu Aparecido Ferreira - 1º tesoureiro, João Batista Magalhães - 2º tesoureiro, 1º secretário - Edilson Gomes, 2º secretário - Yolanda Maia da Silva Magalhães e o Conselho Fiscal formado por Neusa Ribeiro de Miranda Ferreira, Maria Cristina da Silva Ferreira, Aparecida Wanda da Silva e Lucimara Rodrigues. .

A AIPA vem fazendo a sua parte e você também pode contribuir, basta procurar a entidade e se tornar um sócio doador, não importa a quantia, o importante é colaborar.

Nas fotos que se seguem, você acompanha reuniões realizadas com membros e colaboradores da entidade e o cuidado com os animais.

[ngg_images source="galleries" container_ids="223" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="0" number_of_columns="0" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="Mostrar apresentação de slides" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]