Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

Cacheta em encontro regional de Segurança Alimentar e Nutricional

De Itaporanga estiveram presentes no encontro o Prefeito Vilson Aparecido Rodrigues "Cacheta", Os Agricultores, Srº Zeca Baleia e seu filho Fábio Bale

prefeito Cacheta, deputado Arnaldo Jardim e o agricultor itaporanguense Zeca Baleia
Prefeito Cacheta, deputado Arnaldo Jardim e o agricultor itaporanguense Zeca Baleia

Os programas e ações do governo federal para o fortalecimento da agricultura familiar foram discutidos nesta terça-feira (1º), em Sorocaba (SP), durante o Encontro Regional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo e da prefeitura de Sorocaba, o evento reuniu gestores e secretários de agricultura e assistência social de 79 municípios.

Para o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Caio Rocha, o principal objetivo do encontro é apoiar a agricultura familiar e o desenvolvimento local. “Estamos discutindo nos Estados as nossas ações e políticas de segurança alimentar e nutricional. Nosso objetivo é fortalecer a agricultura familiar, ampliando a renda dos pequenos produtores”, destacou.

Na ocasião, ele citou a Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo ministério. O modelo possibilita que os órgãos públicos comprem, com dispensa de licitação, alimentos dos pequenos produtores locais. Cada agricultor pode vender até R$ 20 mil por ano para cada órgão comprador. Já as cooperativas ou associações têm o limite de R$ 6 milhões por ano.

Já o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, afirmou que o evento “é uma oportunidade para que os agricultores tenham acesso a informações sobre as chamadas públicas do PAA”. “Esse evento mostra também para os dirigentes públicos como fazer as compras da agricultura familiar”.

Sistema – Durante o encontro, representantes do MDS explicaram como os municípios podem participar do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que, além de coordenar as ações públicas na área, articula a integração entre os entes federados e a sociedade civil para garantir à população o direito à alimentação adequada.

Atualmente, já são 221 municípios incluídos no Sisan, além dos 26 Estados e do Distrito Federal. A previsão é que 600 municípios façam parte do sistema até 2019, conforme o Plano Plurianual (PPA).

[ngg_images source="galleries" container_ids="109" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="0" number_of_columns="0" ajax_pagination="1" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="Mostrar apresentação de slides" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]