Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

Hoje tem sessão de Câmara em Itaporanga: O que esperar dos senhores vereadores?

De tudo que vem acontecendo nas últimas sessões, é uma incógnita o transcorrer da sessão de hoje.

Carlinhos Ambulância renuncia ao cargo

Hoje na Câmara Municipal de Itaporanga será realizada a última Sessão Ordinária do primeiro Semestre 2017, já que a partir de então a Casa entra em recesso e só volta aos trabalhos normais em setembro (isso não impede de que se ocorram reuniões Extraordinárias nesse período).

De tudo que vem acontecendo nas últimas sessões, é uma incógnita o transcorrer da sessão de hoje. Para se ter essa perspectiva devemos lembrar alguns acontecimentos marcantes desse ano legislativo em Itaporanga, a começar pela mudança da mesa diretora em menos de seis de mandato.

A Mesa Diretora da Câmara tinha até o final de maio, como presidente Carlos da Silva, o Carlinhos Ambulância, vice o vereador George Marcelo Camargo (Marcelo), primeiro Secretário Trajano de Oliveira Filho (Trajano) e, Segundo Secretário Josivan Pereira Dias (Josivan). Depois da denuncia do vereador Josivan de possíveis irregulares em programa do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida” aplicado no município na gestão anterior e que, também de forma a ser investigada poderia ter a participação do então presidente Carlinhos Ambulância, muita coisa aconteceu a acabou com a renúncia do mesmo ao cargo de presidente. De acordo com o exposto, Carlinhos disse ter renunciado por motivos de doença, o que de fato não deixa de ser verídico, visto que o mesmo não participou da última sessão, pois havia passado por cirurgia um dia antes, mas todos acham que o motivo ainda seria o da denuncia. Além de Carlinhos, Trajano e Josivan também renunciaram a seus respectivos cargos e assim, uma nova Mesa teria de ser composta. Como o vice Marcelo não renunciou ao seu posto o processo de nova composição obedeceu ao Regimento interno e Marcelo assumiu de forma natural a presidência e ainda de acordo com o Regimento ele apontou seus pares e assim, a nova mesa ficou constituída da seguinte forma: Presidente Marcelo; vice-presidente João Evangelista (João Piá); Primeiro Secretário João custódio da Silva (Custódio) e Segundo Secretário o vereador Trajano.

Já em sua primeira sessão a nova Mesa pode perceber que o trabalho de conduzir os trabalhos e administrar os ímpios dos vereadores não será nada fácil.  

Na verdade, a sessão teve de tudo, menos a seriedade no trabalho para o qual os senhores vereadores foram eleitos. Bate boca, ofensas, acusações, intimidação, sarcasmo, falta de ética e outros “adjetivos” não fizeram falta.

Muito do que foi discutido (no termo mais completo da palavra), ficou para ser apresentado novamente hoje, e a população com certeza estará presente para acompanhar aquilo que parece estar deixando de permanecer pelo lado político e se transferindo para o lado pessoal, por isso, também é certo que, assim como na sessão passada, mas um grande número de efetivo da Polícia Militar e várias viaturas estarão ali postados para evitar maiores complicações. E isso providencial, embora seja triste, pois numa Casa onde deve emanar a Lei e a Ordem é necessário a presença policial para que a lei não seja descumprida e a desordem punida.