Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

Município de Itaporanga cria Secretaria Municipal de Turismo e Cultura visando geração de rendas e conhecimento à população

Cacheta apoia os novos integrantes
Patrick, Cacheta e Cassiano, novo rumo para o turismo em Itaporanga

O faroInoticias.com.br esteve visitando os responsáveis pelo bom andamento da nova pasta criada no município que visa trazer divisa financeira para Itaporanga, bem como, aliada à isso, conhecimento cultural e principalmente, divulgar os pontos turísticos dessa terra que por si só já é receptiva, mas que contém, seja no turismo religioso como natural situações que podem agregar à economia local uma nova maneira de ganhos financeiros e criação de empregos.

Pedimos para que os responsáveis pela nova pasta, que tem apoio incondicional do prefeito Vilson “Cacheta” que elaborassem uma apresentação para deixar os munícipes itaporanguenses cientes da necessidade de tal pasta e de tudo que a nova Secretaria pode proporcionar ao município e o objetivo dessa “rapaziada” que responsável e entendedores do assunto tem a ser atingido.

Publicamos na integra (com muito prazer) o que nos foi enviado, texto qual passa a certeza de que a confiança entregue pelo prefeito municipal a esses rapazes, tem muito, mas muito sentido mesmo.   Acompanhe o texto:

 

Ambos curtindo o FarolNoticias
Patrick e o Secretário Cassiano os novos membros da recém criada Secretaria

“ITAPORANGA tem hoje como fatores de produção econômica a agricultura, pecuária, o comércio entre outros. Porém hoje, abre suas portas para um novo setor: o TURISMO; que tem no município o cenário de grande potencial. A atividade turística pode constituir um investimento inicial gerador do processo ramificador da economia local e por extensão, regional. É com esta ideia que investir no Turismo pode ser uma alternativa positiva para o município que busca saída para complementar sua economia e fazer com que haja um maior desenvolvimento da cidade.

ITAPORANGA tem um forte e grande potencial turístico e cultural, no qual todos já podemos ver e sentir se olharmos um pouco mais com atenção a nossa volta.

Devido a isso cria-se a necessidade de estarmos preparados, adaptados e amparados para tal crescimento e desenvolvimento, através de uma visão empreendedora e desejo expressado pelo Prefeito Municipal Vilson Aparecido Rodrigues (Cacheta) e aprovada pela Câmara dos vereadores, com a participação de outros órgãos da Sociedade Civil começamos a dar os primeiros passos para esse novo cenário, ou seja, a Criação da Secretaria de TURISMO E CULTURA em ITAPORANGA que nasceu a partir da necessidade de  demonstrar a capacidade que o Turismo tem de melhorar e desenvolver econômica e socialmente o município  turisticamente o que é sentido  em  adequar e estruturar o município que  vem recebendo a  cada dia mais e mais visitantes interessados nessa área e seguindo essa demanda que se deu em relação a procura pelo TURISMO RELIGIOSO e CULTURAL, no qual vem se destacando e evoluindo muito rápido nesse setor e também um estimulo pelo fortalecimento da economia e ao comércio.

A necessidade surge quando sentimos a importância em preservar esses Patrimônios, receber bem esses visitantes e principalmente, oferecer melhor qualidade de vida aos munícipes, no qual necessita se de uma estrutura e todo amparo para esse procedimento.

ITAPORANGA encontra-se localizada entre a divisa dos estados de São Paulo e Paraná e por essa via, passa grande fluxo de pessoas. O município oferece muitos recursos e atrativos a serem lapidados e preparados para receber esses visitantes que estão a todo momento passando pela cidade e seu entorno.

Temos em nossas terras grandes belezas naturais. Terra essa, banhada por represa e circundada por grutas, cavernas, além de toda parte cultural vivenciada com os índios de origem Tupi Guarani, da Aldeia indígena Tekoá Porã, responsáveis pelo surgimento de nossa história, além do nosso maior e mais belo Patrimônio, a ABADIA Nossa Senhora de Santa Cruz, com título de 3ª maior igreja da América Latina e toda vivência, história, cultura e Fé encontrada pelo Monges que ali vivem, uma mística sem igual.

Somos um dos municípios que mais recebe visitantes por ano em relação aos nossos vizinhos, devido ao calendário de eventos religiosos e culturais desenvolvidos durante todo o ano.

Com essa estruturação e adequação necessita-se a profissionalização da mão de obra e consequentemente nasce o surgimento e a necessidade de novos empregos correlacionados a esse setor.

As vantagens se refletem das mais variadas formas: O emprego de mão-de-obra em geral ocupada na produção de bens e serviços aumentará consideravelmente fazendo crescer a rentabilidade de famílias de menor poder aquisitivo. A necessidade de mão-de-obra especializada, com a prestação de serviços diretos ao consumidor como guias, recepcionistas, recreacionistas, etc, incentivará a população local a se profissionalizar. Com a movimentação dos turistas, o setor hoteleiro e gastronômico, como restaurantes, bares e lanchonetes terão a oportunidade de expandir seus empreendimentos e possibilitará a criação de novos estabelecimentos. Além disso, o transporte coletivo deverá se modernizar o que favorecerá não só os visitantes, mas também os próprios moradores melhorando a qualidade dos serviços, além do movimento decorrente dos turistas que circularão pela cidade em busca de presentes, lembranças, artesanatos entre outras curiosidades. Esse desenvolvimento beneficiará também a população local.

Partimos do princípio de que com a perspectiva de crescimento do Turismo em nossa região, como o projeto ANGRA DOCE, que beneficiará diretamente ITAPORANGA e municípios interligados, precisamos estar preparados para esse aumento de demanda, pois o “produto” nós temos, porém ainda se encontra de forma bruta e desorganizada.

Com a criação da Secretária de TURISMO E CULTURA poderemos incluir nosso município ao mapa de Turismo Nacional, passando por todo processo amparado junto ao Governo Federal e Estadual, conseguindo os recursos então necessários.

Ainda estamos dando os primeiros passos, pois é um longo e complexo ‘passo a passo”, onde a parte burocrática e trâmites necessários são imprescindíveis para concluir esse processo.

Pensamos alto, em grandes mudanças, como criação do Centro de Recepção ao turista, Portal e Mirante na entrada da cidade, Postos de Informação ao Turista, treinamento e aperfeiçoamento da mão de obra, revitalização e estimulo ao comércio local, sinalização adequada, revitalização e melhor uso da praça João Abdalah, acessibilidade, Centro Cultural com Teatro, Museu e outros benefícios, tudo isso para uso dos nossos munícipes e visitantes.

Estamos totalmente empenhados na busca de recursos junto aos Órgãos Públicos, e também setor privado.

Os primeiros passos já foram dados, pois já contamos com um circuito entre Capelas, visitação a aldeia indígena Tekoá Porã, Feira Gastronômica, Feiras Culturais, tudo isso já pode ser visto e visitado em nosso município.

A participação da comunidade durante o processo de forma direta ou indireta é de muita importância, cuidando da limpeza de sua rua, da fachada da casa, arborização, pois tudo isso colaborará para que estes benefícios sejam ainda maiores.

ITAPORANGA inicia um grande marco na sua história e crescimento, e o que temos de melhor para oferecer a esses futuros turistas é o nosso POVO! Quem aqui conhece, aqui sempre quer voltar, afinal somos uma cidade de BRACOS ABERTOS e é assim que recebemos a todos.”

VISITE ITAPORANGA

Secretário de Turismo e Cultura

Cassiano Campos Godoi

Formado em Administração de Empresas pela Faculdade Fafit-Facic.

Supervisor de Turismo e Cultura

Patrick Cassiano Rosa

CONTATO

SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA

Email: turismo@itaporanga.sp.gov.br

(15) 3565 - 1397