Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

Sinval Malheiros destaca inclusão de Itaporanga no “Saúde na Escola"

Dr. Sinval Malheiros destaca as ações do ministro da Saúde, Ricardo Barros, na tentativa de reduzir o aumento da população obesa no Brasil.

O médico e deputado federal Dr. Sinval Malheiros
O médico e deputado federal Dr. Sinval Malheiros

O médico e deputado federal Dr. Sinval Malheiros (Podemos – SP) destacou a inclusão da cidade de Itaporanga no “Programa Saúde na Escola” (PSE). A confirmação foi publicada em Diário Oficial (Portaria 2.706), com a lista dos municípios que finalizaram a adesão ao PSE para o ciclo 2017/2018.

A Portaria, divulgada pelo médico e deputado, também habilita os municípios ao recebimento do teto de recursos financeiros pactuados em Termo de Compromisso e repassa recursos financeiros para Municípios prioritários para ações de prevenção da obesidade infantil com escolares.

Segundo Malheiros, o PSE é política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. “As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral”, explica.

“A articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços em um mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade”, acrescenta Malheiros.

Com mais de 40 anos de experiência em Medicina, Dr. Sinval Malheiros acrescenta ainda que “a integração das redes de saúde e educação implica colocar em questão: como esses serviços estão se relacionando? Qual o padrão comunicacional estabelecido entre as diferentes equipes e serviços? Que modelos de atenção e de gestão estão sendo produzidos nesses serviços?”

“A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós!”, completa o parlamentar que atua com o lema “Cuidar das Cidades é Cuidar das Pessoas”.

Obesidade – Dr. Sinval Malheiros também destaca as ações do ministro da Saúde, Ricardo Barros, na tentativa de reduzir o aumento da população obesa no Brasil. “Para as crianças, foi elaborado o programa Saúde na Escola, em que ações contra a obesidade e outras doenças serão realizadas em mais de 78 mil escolas em todo o País. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 18 milhões de estudantes são atendidos com o ensino de boas práticas de alimentação”.

Realidade vivida por 18,9% dos brasileiros, a obesidade pode resultar em diabetes, hipertensão, câncer e doenças cardíacas, por exemplo. Com o objetivo de tentar mudar esse índice e a realidade que aflige parte da população, o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade mostra como uma vida mais ativa pode evitar diversos problemas de saúde.

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde, mais da metade da população estava acima do peso recomendado no ano passado. Os dados mostram que houve, paralelamente ao aumento da obesidade, crescimento de doenças como diabetes (8,9% em 2016) e hipertensão (25,7%).

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a obesidade está relacionada à maior probabilidade de 13 tipos de câncer: esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino, rins, mama (nas mulheres na pós-menopausa), ovário, endométrio, meningioma, tireoide e mieloma múltiplo.