Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

Sorridente: Projeto e parceria fechada com a Faculdade FSP e Aldeia Indígena TEKOÁ PORÃ de Itaporanga

Os objetivos do projeto incluem, dentre outras atividades:
Os alunos Marcelo Fernandes Pereira Junior, Letícia Ayumi Yamamoto, Naiara Nariele de Paula e Luana Caroline Ribeiro Santioni Veiga

No mês de maio um curso de Odontologia da Faculdade Sudoeste Paulista FSP/Avaré, iniciou uma nova e grandiosa etapa do Projeto Sorridente: a Odontologia na comunidade.

Trata-se da inserção do projeto na Aldeia Tekoá Porã (localizada no município de Itaporanga), onde vivem indígenas tupi-guarani.

Os objetivos do projeto incluem, dentre outras atividades: - Realização de escovação dentária supervisionada e desenvolvimento de habilidades para esta; - Orientações sobre higiene oral; Levantamento epidemiológico e posteriormente tratamento odontológico.

Na data, os alunos Marcelo Fernandes Pereira Junior, Letícia Ayumi Yamamoto, Naiara Nariele de Paula e Luana Caroline Ribeiro Santioni Veiga, por intermédio da Secretário de Turismo e Cultura Cassiano Godoy, puderam participar da visita, conhecer a aldeia e participar do fechamento oficial da parceria firmada entre o Cacique Darã e a Coordenadora do Curso de Odontologia Profa. Dra. Eduarda Gimenes Corrêa.

Para a mesma: - “A parceria além de atender as Diretrizes Curriculares Nacionais, no que tange à abordagem de conteúdos pertinentes ao ensino de história e cultura indígena, possibilita que o futuro odontólogo adquira competência cultural, transcendendo os limites de um modelo assistencialista com foco no individuo, privilegiando a prevenção com o olhar voltado à coletividade, respeitando e valorizando os aspectos sociais e culturais destes povos”.

Essa parceria consolida a interação e participação da aldeia e da comunidade indigina e contribui para uma boa relação da aldeia com a população na qual vem se preparando para cada dia mais receber novos turistas e fechamento de outras parcerias como esta, havendo uma troca de conhecimento e cultura de ambas as partes. Afirmou o Secretário Municipal de Turismo e Cultura - Cassiano Campos Godoi

Fonte: FSP (Faculdade Sudoeste Paulista)

[ngg_images source="galleries" container_ids="40" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="0" number_of_columns="0" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]