Sicredi Novos Horizontes Itaí
Avaré

ABQM: Decisão Judicial motivou mudança de eventos para Londrina

A decisão se deu devido a Ação Civil Pública alegando maus tratos aos animais envolvidos nas provas de laço da competição.
Imagem ilustrativa - Foto Gerson Verga

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré informa que a ABQM transferiu para Londrina (PR), o Campeonato Nacional da categoria que estava programado para ocorrer em julho no Parque de Exposições da Emapa.

 

A decisão, segundo o Vice-Presidente da Associação, Abelardo Mendes, se deu única e exclusivamente, por um impedimento jurídico em decorrência de uma Ação Civil Pública ajuizada por uma entidade de proteção animal alegando maus tratos aos animais envolvidos nas provas de laço da competição.

 

Uma liminar (decisão provisória) suspendeu a realização da modalidade no último evento realizado pela associação em março. Desde então, a ABQM vem tentando uma reversão da decisão para permitir que as provas sejam liberadas enquanto não há uma sentença com resolução de mérito, isto é, que se manifeste sobre a legalidade ou não das provas de laço. Para a ABQM, todos os animais que participam das competições recebem tratamento adequado, refutando totalmente qualquer tipo de violência.

Uma das principais modalidades, a prova de laço é responsável por atrair grande parte dos competidores. Com a aproximação do evento sem uma definição sobre a questão jurídica, a ABQM, segundo Abelardo, resolveu transferir a prova para uma cidade localizada fora do estado de São Paulo, onde ações do tipo vem sendo ajuizadas pela mesma entidade de proteção animal.

A Prefeitura esclarece que há um contrato vigente com a ABQM permitindo que ela realize em Avaré, todos os seus eventos conforme estipulado. A procuradoria jurídica do município busca se habilitar no processo em curso por entender que há interesse público em jogo, com fortes reflexos na economia da cidade.

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré lamenta a transferência, mas entende as razões práticas que levaram a Associação Brasileira do Cavalo Quarto de Milha a tomar tal decisão.