Sicredi Novos Horizontes Itaí
Carlinhos Barreiros

Rock In Rio 2017 Ignora Metal

No rock, o setor “Heavy Metal” é o que tem mais bandas e está em expansão. Tem mais até do que no POP, gênero que se auto-consome: vive dele mesmo, numa antropofogia musical que nenhum maluco explica.
Rock N Rio em sua edição deste ano resolveu virar as costas para o Heavy Metal das camisetas pretas e cabelos compridos

Carlinhos Barreiros

Há seis meses da abertura (15 de setembro) e com o line up já quase fechado, nota-se absurdamente que o Rock N Rio em sua edição deste ano resolveu virar as costas para o Heavy Metal das camisetas pretas e cabelos compridos. Pena. Esse - os sujos, os feios, os fedidos e os descabelados - é o público mais rocker do planeta, e não os coxinhas nerds do Lollapalooza com suas bandinhas pra tocar em FMs.

No rock, o setor “Heavy Metal” é o que tem mais bandas e está em expansão. Tem mais até do que no POP, gênero que se auto-consome: vive dele mesmo, numa antropofogia musical que nenhum maluco explica. E se o Heavy Metal tem tanta banda assim, por que apenas três delas (uma brasileira e duas americanas) estão na programação do evento? E olha que tem fã radical por aí que se perguntado a respeito, vai cuspir na cara de quem afirmar que Alter Bridge e Incubus fazem Heavy Metal. São bandas pesadas com um som bacana, mais para o rock alternativo, mas headbanger de verdade não engole muito essa não. Acha que são fracas, pussy, e perto de um Kreator são mesmo.

Ninguém nunca fará a heresia de afirmar que o Sepultura é uma banda “fraca” ou “levinha” já que sua história consagrada de porrada e sonzera justificaria sua escalação em qualquer festival heavy do mundo. E são elas, essas três, que estão livrando a cara do Metal no evento que as más-línguas já apelidaram de “Axé N Rio”. Exagero. Mas olha só: escalaram de novo a chata da Ivete Sangalo pra uma das noites, decerto por imposição da Globo, já que a cantora, por mais simpática e popular que possa parecer, jamais chegará aos pés de uma Tarja (ex-vocalista do Nightwish e agora em carreira solo), uma Vikebe (primeira vocalista do Tristania), uma Floor Jansen (After Forever, Nightwish) e tantas outras Divas do Metal : Angela Gossow (Arch Enemy), Sharon del Adel (Within Temptation), Simone Simons (Epica), Doro Pesch (Warlock), que botam Ivete e outras conterrâneas no chinelo. Onde estão elas ou suas bandas, nesse Rock N Rio deste ano?

A Escandinávia (Suécia, Dinamarca, Finlândia, Noruega) é o maior celeiro de bandas de Heavy Metal do mundo. Tem de todo tipo: Metal Melódico, Thrash Metal, Doom Metal, Black Metal, Death Metal... Tem alguma escalada no Rock N Rio? Não senhor! Das bandas que vem da Alemanha nenhuma é chata ou ruim. Está lá o triunvirato arrasa-quarteirão do Death/Thrash mundial: Kreator, Sodom e Destruction. De quebra ainda sobra, no pacote chucrute, as furiosas Helloween, Blind Guardian, Gamma Ray, Accept, Tankard, Primal Fear e a industrial-peso pesado Rammstein. Isso só da Alemanha. E me digam: alguma está escalada para tocar no Rio de Janeiro? É claro que não! Preferiram contratar o Justin Timberlake!

Quem vai ficar bem servido no festival são os tiozões com mais de 50 anos (como sempre). Quem sabe não caberá a eles a honra de resgatar as famigeradas camisetas pretas, com bandas do passado ostentando seus logos por cima de panças monumentais e debaixo de carecas suadas? Afinal, elas estão todas lá, num revival de fazer “O Cemitério” de Stephen King corar de vergonha: Aerosmith, Bon Jovi, Guns & Roses, Alice Cooper, Red Hot Chilli Peppers, Offspring, Billy Idol e até The Who!!! (da clássica ópera-rock “Tommy”, dos Anos 70)! My God! Parece aqueles filmes de invasão de zumbis! Será que eles vão subir ao palco berrando “Brain !!! We need brain to eat!” – Seria a vibe hein?

 Eu de minha parte já resolvi: vou curtir Lady Gaga (que adoro) na abertura, viajar no passado com as bichas do duo inglês Pet Shop Boys, tentar conhecer a banda punk australiana 5 Seconds of Summer (de quem falam horrores de bem!) e curtir o pop-que-não-mata-ninguém do Marron 5 e do Justin Timberlake. Se sobrar um tempinho, dou uma sintonizada nos Titãs: “ ... sonífera ilha...descansa meus olhos ... me enche de luz...”. E quem não estiver contente, como eu, que vá arrumando suas malas para o Festival de Wacken na Alemanha em agosto! Lá sim! Tem banda de Black Metal que bebe até sangue humano! 

[ngg_images source="galleries" container_ids="8" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="0" number_of_columns="0" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]