Sicredi Novos Horizontes Itaí
Coisas da Represa

De volta ao “batente” e já fazendo reivindicação

De volta ao “batente” e já fazendo reivindicação.
Carlos Cam Dantas de volta ao "batente". "Arre égua!!!"

CARTA ABERTA:

Aos caríssimos leitores do "A Voz da Represa" e "Balneário Costa Azul - Avaré", principalmente das Colunas "PONTO DE VISTA", "DÉJÀ VU", "NAS ONDAS DO RÁDIO & NA BOCA DO POVO", e agora, particularmente, da "COISAS DA REPRESA", que ora estreia sua publicação nas páginas do "FAROL NOTÍCIAS.COM.BR", jornal hoje voltado para os municípios de Itaí e Itaporanga, mas que, doravante, também abraçará as causas da Represa, justo por ter em seu comando Luiz Carlos Luciano, popular "Luizinho do Jornal", o mais novo morador do bairro que junto com o Alessandro Guimarães, do site Balneário Costa Azul - Avaré, muito devem nos ajudar a conquistar as providências requeridas em prol da Comunidade, como num passado recente também nos apoiaram (e muuuito) o A VOZ DO VALE (pontualmente desde 2011), A BIGORNA, JORNAL DO OGUNHÊ, A COMARCA, entre demais periódicos.

Também devemos destacar o imprescindível apoio tantas vezes demonstrado pelos costazulenses: **Pedro Rufino Rodrigues, rua Orion,57; **Lázaro Damasceno Ferreira, rua Caminho de Santiago,30; **Luiz Gonzaga Nogueira, alameda Borda do Campo,1059; **José da Silva, rua Bacia do Plata,57; **Daniella Guido Pepe, avenida Grande Lago,186; **Mauricio Vaz Ramos, avenida Marginal da Mata,662; **Israel dos Santos, avenida Caminho da Praia,10; **Antônio Estevez, rua Orion, 64  e **Antônio Duval Oliveira, rua Cítara,48, entre outros, companheiros de luta em prol do Costa Azul que, juntamente com o valoroso e atuante "Grupo do Bocha", liderado pelos senhores Sérgio, João "Botucatu", Oli e demais parceiros, por certo contribuirão para que as melhorias clamadas sejam realizadas.

PREZADOS AMIGOS,

Após um perrengue quanto à saúde e um repouso forçado por mais de 90 dias devido uma arritmia cardíaca acentuada que insistia em sair do compasso e ritmo estabelecidos pelo "Homão lá de cima"; tal qual o samba do "Crioulo Doido" de Stanislaw Ponte Preta [mas nada que um Marevan, Ramipril, Carvedilol e Digoxina, principalmente, não resolvam, "né Dr. Wagner"!?]; "óia nóis aqui traveis" tentando apontar (sugerir) com consciência ímpar e isenção de propósito (e como sempre, sem cores partidárias), o trajeto da "carroça de reivindicação" dentre aquelas benfeitorias que o povo da região da Represa tanto necessita e aguarda ansiosamente, ficando na expectativa da conquista a cada ano administrativo que se inicia, --particularmente o do Costa Azul e Vivenda do Solemar/Cambarás; as localidades mais habitadas no entorno do Reservatório de Jurumirim no município de Avaré--; assim como, neste momento, e guardadas as devidas proporções é bom que se frise, também  dos condomínios instalados no outro lado da Ponte "Carvalho Pinto", já no município de Itaí.

Ocorre que o "condutor" (neste caso em particular o Senhor Prefeito avareense) deste veículo que parece ser de tração animal --tantos são os "coices" que se recebe quando o assunto é solicitar alguma coisa para beneficiar a Comunidade a qual se integra-- dá a perceber que ficou (está) inerte quanto a rebeldia de alguns desses "cavalos" das parelhas formadas (neste caso em particular os Senhores Secretários e/ou Coordenadores Municipais) que estão (são) desobedientes, arredios; não obedecem o "bridão"; e querem tomar as "rédeas nos dentes", pois insistem em não seguirem a estrada indicada; --como a LOM-Lei Orgânica Municipal, CF- Constituição Federal e outras normas derivadas estabelecem--; para o alcance do bem comum que seria o de suprir a necessidade da população, no mínimo, pelos quatro anos previstos na trajetória deste caminho cheio de obstáculos.

E o que é o pior: não adianta nem o "chicote" da imprensa, pois não temem ninguém! Muito menos o do "condutor", eis que nas reuniões de fins de semana para a "pastagem da ração especial" nos Postos de Conveniência da Estância, o classificam de "frouxo"!

ARTICULISTA REQUER APOIO:

"Como não teremos nenhum vínculo empregatício com os sites e/ou com páginas constituídas na Internet por 'amigos-irmãos camaradas', onde deveremos publicar constantemente nossas matérias e colunas direcionadas aos interesses das comunidades inseridas no entorno da Bacia do Jurumirim, então vamos procurar alternativas para a manutenção da(s) Coluna(s) com o apoio publicitário/cultural de proprietários e moradores do Balneário Costa Azul e imediações, também nesta ocasião daqueles do Condomínio Kamada e vizinhos (Itaí), bem como de pessoas jurídicas instaladas e/ou atuando na região do Reservatório de Jurumirim", enfatiza Carlos Cam Dantas, confiante no êxito das publicações anunciadas.

Região do Reservatório de Jurumirim pede Socorro:

SOLICITAÇÃO BÁSICA AOS ÓRGÃOS DE GOVERNO MUNICIPAL - (parte 1)

(Foto arquivo de 1994) - Legenda: Visto de frente, à esquerda, Bairro Santa Rita e seus condomínios, local onde hoje estão instalados o Acquaville Hotel e a Marina Thaiti. À direita, área do Camping Municipal e Loteamento Costa Azul. A foto é antiga; de 15 anos atrás; período de tempo tanto quanto os problemas que os moradores, desde lá, já enfrentavam.

A Região da Bacia Reguladora (Reservatório) de Jurumirim no município de Avaré, que têm no Costa Azul (Camping) o seu coração, deveria ser olhada com outra lente. Sim! Menos embaçada e com maior alcance de visão, pois neste campo de ação (Serviços, Infraestrutura, Saúde, Educação e Meio Ambiente, principalmente, o Agente Público responsável (Secretário ocupando Cargo de Confiança) não tem o direito de ser míope (ineficiente funcional). NÃO MEEESMO!!!

O Balneário era para ser valorizado e enaltecido como pólo condutor do Turismo avareense, contudo…

Em 21 de Junho de 2002 através da Lei n°11.162, de autoria do Deputado Estadual cerqueirense/avareense Antônio Carlos de Campos Machado - PTB, Avaré foi elevada à condição de Estância Turística. E por isso (só por isso) recebe quase 3 milhões de reais/ano de verba do DADE - Departamento de Desenvolvimento das Estâncias, órgão da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

O Deputado petebista, quando da elaboração do Projeto de Lei classificando nossa cidade com o cobiçado título, por certo não lembrou do Santuário de Nossa Senhora das Dores (Igreja Matriz), do Horto Florestal e de outros atrativos menos citados que Avaré oferece aos visitantes. Certamente que não! E isso sem demérito algum a esses locais; de fé e visitação pública. A REPRESA DE AVARÉ, COMO É CONHECIDA NACIONALMENTE, É QUE FOI LEVADA EM CONSIDERAÇÃO PARA A APROVAÇÃO DA LEI EM QUESTÃO; inclusive enriqueceu a justificativa do PL.

Acontece que nossos gerentes/administradores, ao que parece, insistem em ignorar tal fato. É como se lhes tivessem tirado a "tapa", os antolhos, que estava à cobrir-lhes o "focinho", ops, o rosto, eis que estão olhando muito para trás e para os lados, o que PODE atrapalhar a "carreira". LAMENTÁVEL!

Vale esclarecer que o loteamento Costa Azul, de cuja fazenda (Santa Rita) de propriedade da firma "José Contrucci Empreendimentos Imobiliários S/C Ltda" é que foram desmembradas as áreas hoje conhecidas. Ele teve sua implantação aprovada por Decreto, respectivamente n°1.424 (Gleba I - 31/10/1979), n°1.458 (Gleba II - 08/01/1980) e n°1.459 (Gleba III - 08/91/1980), gestão do Prefeito Municipal Dr. Fernando Cruz Pimentel, sendo sua administradora primeiro a Associação de Melhoramentos do loteamento fundada em 16/04/1989.

Em 5/12/2001, durante a Administração do Prefeito Wagner Bruno (Lei n°197), o Costa Azul foi elevado à categoria de bairro, e qualificado com o "pomposo" título de Balneário em 12/09/2009, através da Lei n° 1.179.

Já em 28/05/2005, conforme notícia de capa do Semanário Oficial do Município (n°204 de 3/6/2005) e ainda mais completa no Jornal da Terra (n°2.297- edição de 4/6/2005) foi realizada uma reunião no bairro quando então a Prefeitura assumiu definitivamente a Administração do Costa Azul, inclusive já repassando para a SABESP o sistema de água em operação.

(Nr: num próximo texto estaremos abordando as promessas do Prefeito Joselyr Benedito Silvestre na ocasião e de Júlio Hernández, Gerente Divisional da SABESP, assim como a polêmica retirada do portão de acesso ao bairro; ao lado da Pousada/entrada do Camping; incentivado pelo Secretário de Comunicação de então, Sr. Rodivaldo Ripoli).

Mas mesmo antes de a Prefeitura assumir, de fato e de direito, todo o especificado pela lei n°197, quando a localidade ainda era administrada por uma Associação de Moradores, as cobranças já existiam, eis que os problemas, ATÉ HOJE, são os mesmos --ou muito próximo deles. CONTUDO, infelizmente, a partir daí só aumentaram, eis que o bairro cresceu e com ele a premissa básica para atender a necessidade premente desta população que só encontrou nas administrações que se seguiram POUQUÍSSIMO benefício e MUITÍSSIMO descaso.

Mas tudo seria FACÍLIMO de resolver: bastaria primeiro cumprir a promessa de "Joselyr-pai" feita quando da reunião com moradores em maio de 2005, a qual fala da implantação de Subprefeitura, substituindo aqueles Secretários Municipais ineficientes e seus "aspones" que são de conhecimento comum. SIMPLES ASSIM!!!