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Dicas para um bom empreendimento

Existem muitos desafios, ainda mais para empresas pequenas, mas é preciso se manter positivo, focar nas oportunidades.

ORGANIZAÇÃO E CONTROLE

Manter a organização e o controle também são indispensáveis para um bom empreendimento, se você não tiver o controle e manter organizado sua empresa acabara tendo transtornos com fornecedores, clientes e principalmente com o fisco.

GESTÃO DE PESSOAS

Sozinho você não vai a lugar nenhum, por isso é importante fazer corretamente a gestão de pessoas. Você precisa de gente boa do seu lado, precisa de parceiros que te tragam o “Know How” que você não possui.

FOCO

Tenha foco nos seus objetivos, isso é primordial para o andamento de uma empresa. Não se apavore com vários problemas a serem resolvidos, procure sempre focar um por vez, pois além de melhor resolve-los dando devida atenção, você não se perdera no meio de tantos afazeres.

MERCADO

Ao montar ou manter um negócio, é preciso estar atento no mercado, na concorrência e nas possíveis oportunidades.

Você deve conhecer o mercado que você está entrando, entender quem são seus concorrentes e como eles estão se posicionando. Observe as oportunidades que você tem, ou você entrará em um mercado que não tem oportunidade nenhuma.

É necessário pensar o que você vai fazer diferente, com isso, você cria um negócio que gera um grande valor pro seu cliente. Um bom atendimento surpreende o cliente, assim como uma boa consultoria e um produto de qualidade.

POSICIONAMENTO, LIDERANÇA E INVESTIMENTO

Você terá que se posicionar, precisará pensar e definir o que você irá fazer para criar essa liderança.

Para manter posicionamento e liderança é preciso investimento. De onde vai sair o recurso que você vai investir, do próprio lucro da empresa? Não vale a pena pegar o lucro do seu negócio e investir em outro lugar. Se você busca por liderança precisa investir no seu negócio.

É preciso criar um ambiente legal para todo mundo trabalhar. Você tem que aprender a dividir para multiplicar.

PENSE A LONGO PRAZO“Pense grande e pense a longo prazo”, a frase apesar de ser clichê, é real. Você vai ter que pensar grande, fora da caixa e a longo prazo.

A diferença das grandes empresas para as pequenas empresas é que as pequenas empresas pensam a curto prazo, e as grandes empresas a longo prazo. Estratégias demandam longo prazo, gestão deve ser a curto prazo, a gestão de pessoas tem que ser feita agora, junto com a gestão do caixa, capital de giro, planejamento, e vendas. Não existe vendas a longo prazo, tem que bater a meta e vender hoje mesmo.

O planejamento é a longo prazo, você precisa planejar onde sua empresa vai estar em 3 ou 5 anos. Se vai acontecer ou não, é outra coisa, mas é necessário o planejamento.

BUSQUE POR UM DIFERENCIAL

Pense diferente, busque ideias em outros segmentos. Não adianta olhar para o mercado e ver os produtos que estão sendo vendidos, por isso procure no mercado de tecnologia, procure o que está sendo vendido no mercado de seguros ou o que está sendo vendido no mercado financeiro, procure qual a abordagem de vendas do mercado financeiro e avalia-las para tentar fazer uma adaptação para o meu mercado.

POSITIVIDADE

Existem muitos desafios, ainda mais para empresas pequenas, mas é preciso se manter positivo, focar nas oportunidades. Pensar positivo garante meio caminho andado, com isso você vai superar as dificuldades e vai superar qualquer obstáculo. Pensar positivo é a melhor coisa que você tem a fazer.