Sicredi Novos Horizontes Itaí
Coronel Macedo

Prefeito de São Manoel é cassado pela Câmara

A denúncia versava que a construtora vencedora do certame licitatório para construir a creche terceirizou o trabalho, o que é proibido por lei.

Fonte e foto: Acontece Botucatu:   O Chefe do Executivo teria cometido irregularidades em um contrato para construção de uma creche
Fonte e foto: Acontece Botucatu: O Chefe do Executivo teria cometido irregularidades em um contrato para construção de uma creche

O Prefeito de São Manuel, Ricardo Salaro (PPS), foi cassado na noite de sexta-feira, 20, pela Câmara de Vereadores. Após sessão da última quarta-feira, 18, em que ficou decidido que a Comissão Processante continuaria com a ação contra o chefe do Poder Executivo, o plenário julgou em uma cansativa reunião extraordinária o parecer que pedia a cassação.

O clima foi tenso nas dependências da Câmara, com muitos manifestantes da atual administração, sendo que o resultado já era esperado por todos. A denúncia feita por um cidadão são manuelense que pediu a abertura de uma CP no mês de agosto, apontava irregularidades cometidas pelo então prefeito Ricardo Salaro, eleito por esmagadora maioria em outubro de 2016.

A denúncia mostrava supostos documentos referentes a um contrato para a construção de uma creche na cidade. Ainda de acordo com a denúncia, uma construtora teria sido contratada pelo valor de R$ 80 mil, de forma ilegal, para fazer a obra.

A Comissão Processante julgou que a defesa de Ricardo Salaro era insuficiente para sua absolvição nesse caso.  Composta pelos vereadores Paulo Zapparoli (Presidente) João Paulo Piovan (Relator) e Alexandra Guimarães (Membro), a comissão decidiu por 2 Votos (Paulo Zapparoli e Alexandra Guimarães) a favor e 1 contrário (João Paulo Piovan) pela continuação da denúncia contra o Prefeito.

A denúncia versava que a construtora vencedora do certame licitatório para construir a creche terceirizou o trabalho, o que é proibido por lei. Nos bastidores foi inevitável os comentários de que o processo fazia parte de uma disputa política nos bastidores.

A defesa de Ricardo Salaro tentou, em vão, convencer os vereadores de que as mesmas atitudes foram tomadas pela administração anterior, de Marcos Monti. O advogado de Ricardo Salaro é o botucatuense José Eduardo Rodrigues Torres.

“Estou tranquilo. O que aconteceu hoje é uma vergonha para nossa cidade. A câmara tomou uma decisão que compromete a cidade diante das evidencia de que não houve irregularidade. O julgamento foi político. Ninguém considerou o que estava nos autos. Tenho certeza de que vou continuar a administrar a nossa cidade para cumprir os compromissos assumidos e que foram ratificados pela população nas urnas”, disse Ricardo Salaro em entrevista à Rádio Integração FM.

Foram duas votações que condenaram o Prefeito Ricardo Salaro Neto, mas cabe recurso. O resultado será encaminhado para a Justiça Eleitoral. Essa foi a primeira vez que um Prefeito é cassado em São Manuel. Com a cassação de Salaro, quem assume é o vice-prefeito, Major Rubin.

Brasil tem um prefeito cassado por semana

Desde as eleições de 2016, moradores de 43 municípios brasileiros precisaram retornar às urnas porque os vencedores do pleito anterior tiveram seus registros de candidatura ou diplomas anulados pela Justiça Eleitoral – média de um prefeito cassado por semana por problemas como ficha limpa, abuso de poder econômico e político, compra de voto e propaganda eleitoral irregular.

Levantamento feito pelo jornal O Globo, com dados fornecidos por Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) de 26 estados, mostra que há mais de 300 cidades sendo governadas em meio a uma guerra no Judiciário.

De todos os estados, segundo a reportagem, São Paulo é o que tem o maior número de chances de ter novas eleições: mais de 10% dos 645 municípios estão com eleições questionadas na Justiça. Ao todo, 74 prefeitos — muitos respondendo a mais de um processo.

O próprio tribunal faz monitoramento de risco de cassação, em que classifica cidades com maiores chances de passar por uma nova votação.

Fonte: Yahoo Notícias