Sicredi Novos Horizontes Itaí
Esportes

Atleta Itaiense disputará o paulista de estreante no fisiculturismo

A atleta Itaiense já conquistou títulos na carreira.
Atleta "Fran" representante itaiense na competição

Neste sábado e amanhã, domingo, dias 02 e 03 de março respectivamente, Itái estará sendo representada na competição de fisioculturismo “Seletivo NABBA NFF Paulista Estreantes” realizado na capital paulista.

O Fisiculturismo é o esporte que tem como objetivo a aumento da massa muscular, levando-se em conta o volume, a definição, a proporção, a simetria e o desempenho das atletas nas etapas de exibição do concurso. O Fisiculturismo feminino começou nos anos setenta quando as mulheres começaram a tomar parte nas competições. Sua disputa ocorre em apresentações coletivas ou individuais, de comparação. Os requisitos são: volume, simetria, proporção e definição muscular.

A atleta “Fran”, representante itaiense na competição, já possui alguns títulos na carreira e competirá na categoria Welness, que é conhecida como a modalidade em que as competidoras são “menos saradas”, sendo uma das mais populares no fisiculturismo feminino brasileiro, tanto entre o público como entre as competidoras.

Nessa modalidade, o foco não é um corpo tão musculoso e atlético como o de outras categorias do bodybuilding. A ideia é atender um visual esteticamente agradável em relação aos padrões de beleza femininos.

A categoria Wellness é dividida em subcategorias de acordo com a altura das mulheres que estão na disputa. Usualmente são cinco delas nas competições da IFBB (International Federation of Bodybuilding and Fitness): até 158 centímetros; até 163 centímetros; até 168 centímetros; acima de 168 centímetros e uma versão master única, para mulheres com mais de 35 anos.

A disputa é feita em dois rounds. O primeiro consiste no quarto de voltas e o segundo é formado pelo T-walking e mais um quarto de voltas.

A vestimenta para todas as etapas é o biquíni de duas peças, que deve cobrir no mínimo ⅓ do glúteo e toda a virilha. Além disso, saltos altos a altura de 10 mm na frente e 120 mm atrás. Não são permitidos saltos com plataforma.

No primeiro round, as competidoras entram no palco em grupos de até cinco e realizam o quarto de voltas, que é uma pose com o perfil esquerdo, uma pose de costas, uma pose com o perfil direito e uma pose de frente.

No segundo round, as 6 finalistas são chamadas ao palco e realizam a caminhada em T, ou T-walking. Nela, a competidora caminha até o centro do palco e faz uma pose de frente. Depois disso, vai até a direita por cerca de 5 metros e faz uma nova pose.

Por fim, anda aproximadamente 10 metros para o outro lado e faz mais uma pose. Depois disso, retorna para os bastidores do palco.

Após a caminhada em T, é feita uma nova rodada de quarto de voltas.

“Estou muito confiante em minha preparação” salientou a atleta que já conquistou títulos em sua carreira e que  afirmou ser este um dos seus maiores desafios.