Sicredi Novos Horizontes Itaí
Esportes

Em pouco menos de três anos as grandes conquistas no esporte itaiense são impressionantes

Mais que medalhas e títulos, o esporte em Itaí é vitorioso na conquista de objetivos e visíveis melhorias em estruturas físicas dos espaços esportivos
Prefeito Thiago Michelin e o diretor de esportes Haroldo Bird

Quando citamos grandes conquistas no setor de esportes do município, não falamos apenas das inúmeras vitórias conquistadas e nem somente das medalhas recebidas e dos troféus levantados; falamos também na conquista maior: o grande salto que mudou completamente o rumo do esporte itaiense, senão vejamos:

Logo que a atual administração municipal assumiu em 2017, apenas 4 modalidades esportivas eram praticadas no município. Com a escolha acertada do pessoal que conduz o departamento, tendo à frente o competente Haroldo Hatzfeld Jr (Bird) - Diretor de Esportes, Lazer e Recreação de Itaí que com o apoio incondicional que lhe foi oferecido, foi possível nesses dois primeiros anos, atingir o incrível número de 20 modalidades esportivas, sendo praticadas por pessoas de todas as idades e de ambos os sexos.

Hoje estão sendo praticadas as modalidades: Judô, Karatê, Muay Thai, Taekwondo, Boxe, Capoeira, Skate, Basquete Masculino, Futsal Feminino e Masculino, Voleibol Masculino e Feminino, Futebol, Atletismo ACD Masculino e Feminino, Atletismo Masculino, Natação e Mountain Bike.

Para conseguir chegar a esse ponto, foi implantada a “política de expansão esportiva” sancionada em 3 vertentes: a Educacional, a de participação e a de Rendimentos.

Em dois anos (até final de 2018) o esporte itaiense conquistou 588 medalhas, realizou 214 viagens, participou de 114 competições e realizou 30 competições no município. Itaí conta com a participação de 1200 atletas nas modalidades ativas no município e com grandes destaques individuais e tem a honra de ter um campeão no Atletismo ACD, com 4 medalhas no Mundial da categoria, o grande e querido Yrian Judas; Tem 8 atletas do Karatê, na Seleção paulista da modalidade, sendo 4 deles vindos do CEAMA da Vila São Salvador, treinados pelo Sensei Paulo Junior; Tem 1 Atleta com a 3ª colocação no sul-americano de jiu-jitsu e outras tantas promessas que irão se despontar em breve no cenário esportivo nacional.

Em 2017, criamos 2 polos do CEAMA (Centro de Artes Marciais) no Ginásio de Esportes do complexo esportivo Absay de Almeida (centro) e na Vila São Salvador, espaços que conta com 300 crianças participando das 6 modalidades de artes marciais.

No Turismo Esportivo, aproximadamente 2000 atletas de 50 cidades e 3 estados, vieram competir em nossa Itaí que está com 90% de sua estrutura esportiva em área urbana renovada.

Foi criada a Geladeiroteca - 10 bibliotecas móveis distribuídas em órgãos públicos como postos de saúde, etc, propondo atingir 90% da população – em parceria com a Diretoria Municipal de Cultura, visando incentivar a leitura e resgatar a cultura local para o esporte.

Outra grande conquista foram os espaços esportivos criados em área de risco e que se tornaram importante agente no combate às drogas, sendo:

- reforma do Campo de Areia do complexo esportivo Absay de Almeida

- reforma da Praça Esportiva da Vila Beira Rio

- Revitalização do Campo de Areia ao lado da Escola Maria Araújo, na junção do bairro Vila Rica com Novo Horizonte;

- instalação do Campo Society em grama sintética entre as Vilas Eldorado, Mário Gonçalves, Jardim Brasil e Capitão Cesário;

- reforma total da Piscina Municipal

- revitalização da Pista de Skate

- início da revitalização do espaço esportivo na Vila da Paz.

Foi criado o Centro de Fisiologia, - único na região – que atende gratuitamente atletas em alto rendimento, bem como faz o trabalho de recuperação pós-fisioterapia e, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, auxilia na recuperação de pacientes cometidos de AVC, Mal de Parkinson, hoje, atendendo 50 pessoas.

Em 2019 foram várias as revitalizações nas estruturas esportivas na cidade, sendo:

Foram revitalizados os 3 ginásios de esportes, Edson Falsarelli na Vila, Ginásio Irineo Miranda no Jardim Planalto e o Ginásio Absay de Almeida;

A Cancha de Malha e a de Bocha também passaram por revitalizações;

A piscina municipal sofreu uma grande revitalização como troca de encanamento, pintura interna e externa, troca de areia dos filtros e revitalização do motor;

A comunidade do Beira Rio recebeu mais uma revitalização como o

Basquete 3, colocação de areia branca em seu campo de areia além das trocas dos postes que desta vez foram colocados fora do campo, com luzes novas;

Os 2 núcleos dos CEAMA Centro de Artes Marciais também passaram por novas revitalizações e ainda devem sofrer mais algumas.

Realmente são grandes conquistas no setor que passou  a se acostumar com vitórias dentro e fora das competições!