Sicredi Novos Horizontes Itaí
Eventos

Banda Cordão Pixinguinha lança videoclipe e se apresentará no Largo do Mercado

Grupo surgiu como continuidade das rodas musicais do extinto Clube do Choro de Avaré
Foto reprodução

Após o lançamento do videoclipe da canção “O bom filho a casa torna”, de autoria de Bonfiglio de Oliveira, disponível no YouTube pelo link https://youtu.be/tTldY9u_mxs, a banda Cordão Pixinguinha fará uma apresentação especial no dia 29 de junho, sábado, a partir das 10h30, na Praça da Independência (Largo do Mercado).

A banda conta com 19 integrantes, incluindo os músicos do grupo Regional Jangada. Integram o Cordão Pixinguina: Ana Carolina de Melo Fogaça – Trombone, Altino Correa de Toledo Neto        – Regente e Bandolim, Benami Francis Dicler – Clarinete, Carlos Beltrami Junior – Violão 6 cordas, Christy Ellen Araujo Alves        – Trompete, Clara Rizzo Maia de Freitas – Flauta, Eduardo Teixeira Neto – Cavaquinho, Jennifer Verônica dos Santos Oliveira      – Trombone, Leonardo Aparecido Moraes   – Flauta, Leonardo Valério – Saxofone Alto/Tenor, Luís Otávio Rocha Barbieri      – Violão de 7 cordas, Luiz Henrique Leite Gonçalves – Trompete, Michele Adriana de Oliveira – Maestrina / Saxofone Tenor, Rafael Rolfini Teixeira – Flauta/Flautim, Ricardo Henrique Cardoso da Fonseca – Saxofone Alto, Sergio OrnellasFragozo     – Percussão, Silvia de Almeida Beltrami – Percussão, Vinícius Augusto Rodrigues Pereira – Percussão e Watcho Parizze – Bateria.

“Organizávamos as rodas de choro e sempre ficava aquela sensação de que deveríamos trazer mais pessoas para essas atividades culturais. Foi então que o Professor Altino Toledo, à época presidente do Clube do Choro de Avaré, decidiu que formaríamos uma banda e organizou os primeiros ensaios. Com o encerramento das atividades do Clube, em 2022, a ideia de continuar com a banda foi levada ao Projeto Cordão que abraçou a causa e assim foi feito, mantendo os objetivos iniciais de formação de novos músicos, educação musical, divulgação cultural e interação social de pessoas interessadas em cultura”, destaca Silvia Beltrami, sobre o início da Cordão Pixinguinha.

A banda se apresentou pela primeira vez no 1º Festival de Inverno do Projeto Cordão, quando criaram um projeto no Catarse para captação de recursos para a manutenção da banda. “Temos alguns colaboradores fieis, que são poucos, e também o pessoal do Regional Jangada que ajuda no que pode. As perspectivas são boas e nosso entusiasmo não diminui, principalmente porque estão surgindo novos músicos com interesse em integrar a Banda”, disse.

A produção do videoclipe foi viabilizada pela Lei Paulo Gustavo de incentivo à Cultura, por intermédio do Projeto Abrindo Portas. A ideia da gravação partiu de Silvia Beltrami, que elaborou o projeto. “A ideia do videoclipe é também a de termos um material para conseguirmos captar mais recursos e podermos divulgar e dar continuidade as atividades da Banda. Como temos poucos recursos, fazemos ensaios apenas uma vez por mês e sempre temos despesas, como transporte, lanches e também uma ajuda de custo através de um cachê simbólico”, finalizou Silvia, que convida a todos para prestigiarem a apresentação da Cordão Pixinguinha no dia 29.

Fonte: A Comarca