Fé e devoção no Dia de Nossa Senhora das Graças em Itaporanga

Assessoria de Comunicação
Assessoria de Comunicação Eventos
Imagem da Santa na Gruta em sua homenagem

No dia 27 de novembro, fiéis católicos e devotos comemoram do Dia de Nossa Senhora das Graças. Em Itaporanga-SP essa comemoração passou a ser feita a partir do ano de 1999 em uma gruta ao lado de numa pequena capela Bairro Mosteirinho, construída pelos moradores locais.

Nesta data é celebrada uma missa no local, que fica à margem direita do Rio Itararé. Porém, com o passar dos anos houve um aumento de fiéis e por isso foi preciso ampliar o espaço e construído um galpão para abrigar os devotos que continuam aumentando com fiéis de Itaporanga e cidades vizinhas como Barão de Antonina, Coronel Macedo, Riversul, Avaré, Itaberá, Itapeva, incluindo os vizinhos das cidades de Santana do Itararé, São José da Boa Vista e de Wenceslau Braz, do Estado do Paraná.

De Itaporanga, a pé, de carro ou de ônibus os devotos percorrem cerca de 5 quilômetros até a divisa de estado, nesse Bairro Mosteirinho, na beira do Rio Itararé onde está localizada a gruta e onde é celebrada a missa, que neste ano quando completará seu 20º aniversário.

As celebrações (novena) acontecem até o dia 26 e se iniciam as 19h. No dia 27 de novembro, a celebração da Santa Missa, terá seu início as 19:30 hrs, com a saída em procissão da imagem de São José, da capela do Bairro, até a gruta para encontro com a imagem de N.S. das Graças. O percurso dessa procissão é de aproximadamente 500 metros pela Rodovia Kauyoshi Kurita.

A gruta de Nossa Senhora das Graças conta com uma grande estrutura para receber os fiéis e devotos que hoje vem de toda região e estados vizinhos, existe no local também a Sala de Milagres, repleta de fotos, exames médicos, próteses e objetos deixados por pessoas que alcançaram graças de cura pela medicina, junto com a fé e a intercessão da Santa.

A Gruta Nossa Senhora das Graças é um local muito procurado e visitado por devotos vindos de várias cidades, regiões e Estados.

A visitação e manifestação de Fé é muito presente através dos peregrinos vindos das mais diferentes maneiras. A pé, romarias a cavalo, grupo de ciclistas entre outros, vem aumentando frequentemente, tornando a Gruta um local de acolhimento e passagem das rotas do Turismo Religioso do Município.

Variados encontros e eventos acontecem no local, e sempre no último sábado de cada mês, às 15:00 horas acontece a Celebração da missa.

Através da Família Fernandes e comunidade São José, o local é preservado, cuidado e preparado para receber seu maior fluxo de peregrinos no mês de Novembro, mês em que acontecem as celebrações em homenagem Santa.

Além da Gruta, o local conta um lindo bosque com as passagens da Via Sacra, velário, sala dos milagres, galpão para missas e acolhimentos, banheiros, amplo estacionamento, lanchonete e ainda está em fase de melhoramento, em breve novos espaços estarão disponíveis para melhor acolher os visitantes e devotos.

Localizada na dívida do Estados de São Paulo e Paraná, no bairro Mosteirinho, a Gruta é cuidada pela tradicional Família da Senhora Margarida Fernandes, e sempre que pode gosta de estar presente e dar testemunho das Graças e devoções vivenciadas no local.

O local é aberto para visitação diariamente e de forma gratuita. O contato com a natureza, a paz, o som dos passarinhos e encontro consigo mesmo, atrai a cada dia mais pessoas a vivenciarem essa experiência. A sensação de estar ali é indescritível.

Você está convidado a conhecer e vivenciar essa experiência de fé, amor e devoção... abra o seu coração e permita-se! A Gruta Nossa Senhora das Graças está pronta para te receber!

Matéria na integra Secretaria de Turismo e Cultura