Sicredi Novos Horizontes Itaí
Eventos

Festa na Aldeia Tekoa Porã recebe visitantes de mais de 50 cidades

Durante as festividades, a Aldeia recebeu visitantes vindos de mais de 50 CIDADES, totalizando cerca de 5.000 mil pessoas nessa Semana de Comemoração.

Festividade está no roteiro turístico de Itaporanga
Festividade está no roteiro cultural e turístico de Itaporanga
Em clima de alegria, a aldeia Tekoá Porã de Itaporanga realizou suas festividades em comemoração a SEMANA DO ÍNDIO, na 9ª FESTA INDÍGENA TEKOÁ PORÃ, que aconteceu nos dia 16 a 22 de Abril, com uma programação recheada de atividades e apresentações de encher os olhos dos visitantes que ali passaram.

Repleta de Atividades Culturais, entre elas: danças, cantos, corrida cultural, caminhada pelas trilhas, luta uca-uca, cavalgada, campeonato de arco e flecha, futebol de areia, corrida de tora, campeonato de zarabatana, pintura indígena e bate papo sobre conscientização e meio ambiente. Assim, a aldeia Tekoá Porã recebeu escolas e a todos os visitantes em clima de festa.

Passaram pela Aldeia mais de 40 grupos escolares, vindos de varias cidades do estado de São Paulo e Paraná, todas recebidas carinhosamente pelo líder da comunidade Cacique Darã, que após a recepção, os alunos e gestores puderam conhecer um pouco mais a fundo sobre a cultura, vivência e curiosidades da vida Indígena através das apresentações de danças e rodas de conversas. Também puderam interagir participando das brincadeiras de arco e flecha, cabo de guerra com cipó, corrida de tora, zarabatana e passeio nas trilhas, além de apreciarem o rico artesanato.

Durante as festividades, a Aldeia recebeu visitantes vindos de mais de 50 CIDADES, totalizando cerca de 5.000 mil pessoas nessa Semana de Comemoração, atingindo publico RECORDE DE TODAS AS SUAS EDIÇÕES, além de visitantes vindos de outros países, como Alemanha e Chile.

Receberam também estudantes universitários, afim de aperfeiçoamento acadêmico e espiritual, como o caso dos irmãos Martins, de Niterói/RJ, Jomar, terapeuta holístico e Cristiano, graduando em Agroecologia na UFSCAR de Araras. No período que estiveram na aldeia, os irmãos puderam auxiliar a comunidade em projetos de plantio de arvores, horta comunitária e na construção de um pequeno viveiro de mudas e participaram  da 5ª Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada pela Delegacia de Ensino no mês de março.

Durante as festividades, os presentes puderam apreciar vários esportes da cultura Indígena, como luta uca-uca e campeonatos de arco e flecha e zarabatana e contato com a natureza nos passeios pelas trilhas, corrida cultural e  caminhada, mas modalidades adulto e Infantil.

A Corrida Cultural, organizada pela Sport Bike Running Brasil na manhã do domingo atraiu atletas e equipes de varias regiões, que se aventuraram na trilha de 7 km passando por paredão de pedra, rio, nascentes e diversos obstáculos, levando ao pódium, atletas consagrados e também  representantes do nosso município, sendo eles:  Eduardo Carvalho com o 4º Lugar na categoria M 18/23, Suzana Furtado com o 2º Lugar na categoria F 42/47, e Miriam Cristina Nogueira, natural de Itaporanga, com o 1º Lugar na categoria F 36/41.

Vale ressaltar, que o evento contou com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura, Prefeitura Municipal, COMTUR, parceria com a SPORT BIKE RUNNING BRASIL e toda comunidade indígena, que juntos atingiram o objetivo com grande VISIBILIDADE, DIVULGAÇÃO e PROMOÇÃO da aldeia, e outros ROTEIROS TURISTICOS que  já são oferecidos pelo Município.

Muito contente com o resultado, A COMUNIDADE INDIGENA TEKOÁ PORÃ E SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA, agradece a toda população presente, famílias, crianças, professores, atletas, cavaleiros e visitantes que recebemos essa semana, não só de  Itaporanga mas todas as cidade da região e estado.

Conheça um pouco mais da Aldeia Tekoá Porã e outros destinos Turísticos de Itaporanga.

Procure a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e agende sua Visita!                                                                                                                                                 Informações (15) 3565 1397

Facebook/municipiodeitaporangasp

Cidades Visitantes – Livro de Presença

Itaporanga - Bauru – Avai – Niterói/RJ – Botucatu – Pindamonhangaba – São José dos Campos – Votorantim – São Paulo – Itararé – Taquarituba – Tremembé – Itapeva – Avaré – Itaí – Riversul – Coronel Macedo – Salto do Itararé – Santana do Itararé – Siqueira Campos – Wenceslau Braz – Fartura – Taguaí – Barão de Antonina – Sorocaba – Itaberá – Martinópolis – Arandú – Buri – Carlópolis – Pirajú- Guapiara – Ribeirão Preto – Capão Bonito – Itatinga – Garça – Manduri – Paranapanema – Bom Sucesso de Itararé – Mairiporã – Santos – Santo André – Diadema – Cotia – Mairinque – Guarulhos – Sengés – Brotas – São Roque – Mato Grosso – Rio Claro.