Sicredi Novos Horizontes Itaí
Eventos

Itaporanga esteve presente na Cerimônia Solene de entrega da Diretriz Curricular Regional (DCR)

Dezessete cidades da região sudoeste participaram do curso promovido pela Consultoria em Educação – Salluz de Itapeva.
Prefeito Douglas Benini e o Secretário Municipal da Educação, Roberto da Silva

Na noite desta quinta-feira, 21 de novembro, aconteceu a Cerimônia Solene de entrega da Diretriz Curricular Regional (DCR) , de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, na qual dezessete cidades da região sudoeste participaram do curso promovido pela Consultoria em Educação – Salluz de Itapeva para elaboração da mesma, estiveram presentes no evento o Prefeito Municipal Douglas Benini, o Secretário Municipal da Educação, Roberto da Silva e sua equipe. De Itaporanga participaram do curso de elaboração, a Supervisora da Educação, Claudinéia da Veiga, a Coordenadora Geral da Educação, Eliane Nascimento, a Diretora da E.M. Cel. Vicente Russo do Amaral, Ana Brígida V. Chueri e a Coordenadora Pedagógica da E.M. Dom Athanázio Merkle, Eliane Frazon. A Salluz foi responsável em orientar os GT`s – Grupos de Trabalhos – através dos participantes do curso que foram os multiplicadores e executores das seguintes etapas no município, com a participação da Rede: Marco Zero, Marco Situacional, Marco Filosófico, Marco Teórico e Marco Operacional, até a entrega do documento preliminar e final das Diretrizes Curriculares da Região.

Os participantes receberam todo material para nortear o trabalho do município. As ações aconteceram durante o ano de 2019, de acordo com o cronograma. Também aconteceu um Fórum Regional de Educação para apresentação das DCReg – Documento na versão preliminar com os representantes dos GTs dos municípios e equipe formadores da Salluz. A BNCC será o guia para o que acontece nas salas de aula de Norte a Sul do Brasil. Um total de 60% do conteúdo deverá se basear na BNCC, o restante será definido pelas redes e escolas.

Cada município deve ter seu currículo com a proposta da base nacional curricular e cada município terá que rever essa base. De acordo ainda com o secretário de Educação de Itaporanga, Roberto, o objetivo é reduzir disparidades encontradas entre os currículos dos estados e das regiões do País. “A proposta é capacitar profissionais da educação para liderar o processo de elaboração do Currículo Regional seguindo a BNCC (obrigatório) e o Currículo Paulista (opcional) como princípios e fundamental”, explica a diretora da Salluz – Selma C. Büher Cravo. Segundo o Prefeito Douglas- “Na região, o objetivo foi fazer um currículo único, de acordo com a realidade de cada município, de forma democrática, coletiva e participativa. Sabemos que terá um impacto na região e na qualidade da educação, com educadores envolvidos com estudo e prática verdadeiramente eficaz.