Alckmin lança a segunda etapa de recuperação da Raposo Tavares
Marcaram presença também os deputados estaduais como Edson Giriboni, Dr. Ulisses Tassinari, Ricardo Madalena e João Caramez, os prefeitos Thiago Michelin(Itaí), Antonio Nakayoshi(Paranapanema), Gil Vicente (Campina de Monte Alegre), José Clovis - Bola(Taquarituba), Luiz Antônio Machado(Angatuba), Jair Carniato(Taguai), Paulinho Minozzi(Timburi), vice prefeitos e vereadores da região.
O governador Geraldo Alckmin ao lado secretário de Transportes Laurence Casagrande lançou nesta quarta-feira, 13 de Setembro em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, a segunda etapa de recuperação viária da Rodovia Raposo Tavares entre Itaí a Itapetininga.
Essa obra beneficiará 227 mil moradores que transitam pela Rodovia Raposo Tavares (SP-270), no trecho entre Ourinhos e Itapetininga. Os investimentos estaduais totais para execução das obras passam de R$ 900 milhões de reais – aproximadamente R$ 600 milhões são da segunda etapa licitatória, e outros R$ 300 milhões já autorizados na primeira fase.
Nesta segunda fase, uma série de intervenções será realizada. Entre elas a recuperação de 100,6 quilômetros de pistas simples, a implantação de terceiras faixas em 54,8 quilômetros do lado direito e em 62,4 quilômetros do lado esquerdo, a implantação de acostamentos em 34,6 quilômetros do lado direito e em 40 quilômetros do lado esquerdo, além de um novo viaduto. Também será feita a revitalização completa da sinalização e melhorias no sistema de drenagem.
Neste último trecho, as obras foram divididas em quatro lotes, do 5 ao 8, e vão do km 169 ao km 295,4, beneficiando diretamente Itapetininga, Angatuba, Campina do Monte Alegre, Paranapanema e Itaí, municípios com população somada de 227.749 habitantes.
Nestes 126,4 quilômetros de extensão, serão realizados serviços para a duplicação de 26,6 quilômetros de pistas. Os serviços incluem também:
- Recuperação de 100,6 quilômetros de pistas simples;
- Implantação de terceiras faixas em 54,8 quilômetros do lado direito e em 62,4 quilômetros do lado esquerdo;
- Implantação de acostamentos em 34,6 quilômetros do lado direito e em 40 quilômetros do lado esquerdo;
- Implantação de um viaduto;
- Implantação de 17 dispositivos em nível (rotatórias);
- Implantação de 3 passarelas para pedestres no km 187,70, km 200,38 e km 244,21;
- Melhorias em 11 dispositivos já existentes (5 rotatórias e 6 viadutos);
- Melhorias no sistema de drenagem;
- Revitalização completa da sinalização.
Essa é a terceira maior obra rodoviária do Estado de São Paulo, atrás somente do Rodoanel e a Nova Tamoios. O montante do investimento será pelo Banco Mundial, por meio do Bird (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento), e pelo Banco Santander S/A, com garantia da Miga (Agência Multilateral de Garantia de Investimentos).
A expectativa é que as obras sejam iniciadas já em Fevereiro de 2018, gerando 470 postos de empregos diretos e 1.410 empregos indiretos.
“Nós acabamos de lançar o edital, mais de R$ 900 milhões. Serão 202 quilômetros de obras, sendo eles quase 60 km de duplicação, terceira faixa e acostamento, uma ligação estratégica entre o norte do Paraná, o oeste de São Paulo até a capital paulista. Isso vai promover desenvolvimento, fortalecer a agricultura, a pecuária, o comércio, serviços e o turismo, que está crescendo muito na região”, destacou o governador.
Passo-a-Passo
A partir da assinatura do governador, o DER já disponibiliza o edital nesta quinta-feira 14 de Setembro, obedecendo às regras da modalidade Licitação Pública Internacional - (LPI). A abertura dos envelopes contendo as propostas e os preços está agendada para o dia 31 de Outubro de 2017.
Obras em andamento
Desde 1º de agosto, já está em andamento a licitação para contratação dos primeiros quatro lotes da rodovia, do Km 295,4 ao Km 373. O trecho inclui Piraju, Bernardino de Campos, Ipaussu, Chavantes, Canitar e Ourinhos.
O valor orçado dos lotes 1 a 4 é de R$ 302,8 milhões. A abertura das propostas foi agendada para o dia 29 de setembro. Juntos, os dois editais, com oito lotes de obras, totalizam R$ 930,5 milhões obtidos por financiamento internacional, com investimento integral do governo do Estado.
Esta é uma publicação da Setor de Obras e Engenharia (Texto e Fotos)
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