Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Cadastramento biométrico obrigatório é discutido em Itaí

Baixa procura da população itaiense pelo agendamento influenciou na realização da reunião.
João Henrique Alves da Silva, chefe do Cartório da 11ª Zona Eleitoral de Avaré

O cadastramento biométrico para os municípios de Itaí, Paranapanema e Arandu é obrigatório e o prazo para encerramento do mesmo termina em 19 de dezembro de 2019 sendo que os eleitores dessas cidades devem procurar agendar pela internet através do site do TRE um horário no Cartório Eleitoral de Avaré para realizar seu cadastramento.

Esse é o procedimento que deve ser tomado por todos os cidadãos aptos a votar, mas, a baixa procura por parte do eleitor itaiense incentivou a vinda para Itaí do chefe do Cartório da 11ª Zona Eleitoral de Avaré, senhor João Henrique Alves da Silva, na quinta-feira última, para um encontro com representantes de vários segmentos da sociedade civil local, no sentido de solicitar dos mesmos o apoio para a divulgação da importância da realização de tal cadastramento e da necessidade de o mesmo ser realizado na cidade de Avaré. Estiveram presentes representantes políticos (legislativo e Executivo), religioso, comércio e população em geral. O encontro foi realizado na Câmara Municipal.

De acordo com o Chefe do Cartório avareense, o cadastramento biométrico é de suma importância, visto que com a não realização do mesmo entende-se o cidadão como não quite com o compromisso eleitoral impedindo-o de votar na próxima eleição e isso pode lhe trazer graves consequências futuras, como por exemplo ter o cpf cancelado, não poder tirar passaporte, não poder renovar ou se matricular em instituição de ensino superior, ficar impossibilitado de obter empréstimos públicos, se for funcionário público não receber proventos, entre outras...

O cadastramento pode ser agendado pela própria pessoa caso possua um computador ou em alguns pontos que estão contribuindo para com o Cartório Eleitoral, como na Câmara Municipal, no CRAS, no CREAS e no PAT. Para facilitar o atendimento o cartório eleitoral de Avaré estendeu o horário de atendimento durante a semana passando a atender das 8h00 às 1800 de segunda a sexta-feira e ainda, realizando plantões aos sábados durante todo o mês.

O chefe João Henrique pede que todos as pessoas que tenham a facilidade de estar indo a Avaré, seja a passeio, negócios, estudos, etc, que aproveitem e agendem seu cadastramento, até por que o tempo urge e, no segundo semestre fica tudo mais difícil.

Falou-se na possibilidade de trazer um ponto de atendimento ao município de Itaí, mas João Henrique lembrou que isso é uma possibilidade remota, que não pode ser garantida de imediato até porque existem fatores que impedem que isso seja realizado por ora, tanto pela falta de equipamento para a realização da biometria, assim como acertar a contrapartida do município que seria o local e os servidores para atender a população.

João Henrique lembrou ainda que mesmo que isso venha a acontecer será impossível atender toda a demanda, por isso o apelo para que seja realizado o agendamento e posterior cadastramento no cartório em Avaré. Lembrando que a partir de 2022 deverá acontecer a expedição definitiva do documento único, englobando cpf, rg, título de eleitor e outros e se não estiver quite com o cadastramento biométrico, a pessoa não poderá exercer seus direitos civis.

Representantes da sociedade civil itaiense