Campanha “Novembro Azul” é encerrada com sucesso em Itaí
Ações para reforçar a importância do cuidado com a saúde do homem, “Novembro Azul”, teve seu encerramento no dia 27/11/19, com a Palestra Interativa sobre Prevenção ao Câncer, realizada pela empresa Bayer, na Câmara Municipal de Itaí, com a participação dos funcionários e autoridades.
Além da palestra, durante o mês foram realizados diversos exame de PSA e consulta com médico urologista. No calendário nacional de prevenção, “Novembro Azul” é o mês de referência de cuidados com a saúde da população masculina.
O objetivo da campanha é promover uma mudança de paradigma em relação à ida do homem ao médico para realizar exame preventivo de câncer de próstata.
No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e tem como agravo a não manifestação de sintomas até que a doença esteja em estágios avançados, resultando em chances de cura reduzidas.
Por outro lado, a detecção precoce aumenta as chances de cura para 90%. Isso mostra que o diferencial no prognóstico dessa, e de tantas outras patologias, é o estágio da doença no momento em que o diagnóstico é realizado.
O exame médico de prevenção deve ser realizado anualmente por todos os homens com idades a partir de 50 anos (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família).
É um procedimento rápido e consiste no toque retal para verificação de alteração no tecido da próstata.
Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.