Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Começa em Itaí a coleta de lixo eletrônico

Geralmente são constituídos de diversos componentes plásticos, vidros e metais que tornam sua decomposição extremamente difícil.

o descarte correto é de suma importância
O descarte correto é de suma importância

Começou nesta segunda, dia 20 a coleta do lixo eletrônico no município de Itaí.

A iniciativa é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, visando o descarte correto desse material que no dia-a-dia não tem onde ser depositado.

A coleta prossegue até o dia 23, sexta-feira, das 08h30 às 11h30 e das 13h00 às 15h00, nos locais que estão especificados no post abaixo, o qual contém a relação do material que é aceito no descarte.   

Atualmente, estamos cercados de uma grande quantidade de aparelhos inutilizados, e com isso surgiu um problemão para o meio ambiente, pois geralmente eles não são descartados corretamente.

O lixo eletrônico é composto por resíduo material que é resultado do descarte de aparelhos eletrônicos, sendo eles smartphones, computadores, notebooks, tablets e qualquer outro componente eletrônico.

Em geral, quando um eletrônico apresenta defeito ou é obsoleto costuma ser descartado, porém esse tipo de lixo não pode ser simplesmente jogado no quintal do vizinho, já que podem conter substâncias químicas nocivas ao ambiente como o mercúrio, chumbo, cádmio, berílio e outros.

Esse tipo de substância pode gerar a contaminação da água e do solo e além disso, pode causar graves doenças às pessoas que trabalham coletando esse lixo na rua ou nos lixões.

Outro ponto que deve ser observado é que esses equipamentos geralmente são constituídos de diversos componentes plásticos, vidros e metais que tornam sua decomposição extremamente difícil.

Obs.: Tempo de decomposição:

Vidro: de 4 mil à 1 milhão de anos.

Metal: Mais de 100 anos.

Plástico: 450 anos.

Para garantir que seu lixo não irá causar problemas ao meio ambiente, como a contaminação, é importante que o descarte seja feito da forma correta o que, além de garantir uma quantidade menor de lixo para o meio ambiente absorver, a reciclagem desse tipo de resíduo gera emprego e renda para muitas pessoas em muitas comunidades.

Muitas vezes há a possibilidade de remanufaturar esses equipamentos, transformando-os em ferramentas úteis.