Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Comemoração dos 143 anos de Itaí resgata tradição cívica

Itaí comemorou sua emancipação politico administrativa no dia 31 de agosto.

O respeito á Bandeira e a Ordem
O respeito à Bandeira e a Ordem

O desfile pelas ruas da cidade envolvendo instituições, departamentos, entidades e atrações diversas, além da presença de centenas de Itaienses que compareceram na Praça da Bandeira, neste dia 31 de agosto, marcou o resgate das tradições e a volta do civismo.

Em tempos passados datas importantes eram comemoradas desta forma, com a participação ativa da comunidade numa mostra do que a cidade pode oferecer aos seus munícipes e por um tempo foi deixada de lado pelas administrações públicas que passaram por Itaí. A agora, no novo governo nota-se  preocupação de rever conceitos, priorizar tradições e principalmente, valorizar o ser humano dando oportunidade para que o mesmo demonstre todo seu potencial.  

E foi isso que vimos no Desfile de 31 agosto: por parte das instituições, pudemos ver que  a cidade está bem servida no quesito segurança com homens e equipamentos qualificados para suas funções. Das entidades e projetos, notamos que o trabalho está sendo realizado com eficácia e mais que isso, com dedicação e amor. Das escolas notamos que o talento das pessoas em conjunto com a capacidade de criação é enorme e que ainda podemos acreditar em nossos jovens. Quanto ao esporte, mais que vencedores e representantes do município, notamos que todas as modalidades apresentam o que é mais importante nessa prática, ou seja, dedicação, respeito, disciplina e muita vontade.

Enfim a todos os envolvidos parabéns e aos organizadores e principalmente aos idealizadores que proporcionaram o resgate desta tradição, nossos cumprimentos!

Autoridades presentes ao evento

Autoridades presentes ao evento

O Desfile:  As comemorações começaram pela manhã com o ato cívico na Praça da Bandeira, seguido pelas apresentações da Orquestra de Flauta Doce do município e da Banda Municipal, ambos regidos pela maestrina Michele de Oliveira. Na sequência o “Espaço Musical Silvia Helen”, que ensina crianças a partir de 5 anos, também prestou sua homenagem à Itaí.

O Tiro de Guerra de Avaré, com sua marcha, deu início ao desfile seguido pelas viaturas da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros e SAMU.

Logo após, as Crianças do Projeto Integrar, emocionaram os presentes com o desfile que pedia pela paz, e o Centro de Convivência do Jovem homenageou Itaí com a “Dança de Rua”, seguido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Grupo do Idoso Idade Feliz.

A Secretaria Municipal da Saúde foi representada pela Oficina Terapêutica Oásis, e pela UBS – Dr. Durval Garcia, ESF Jardim Monte Alto, ESF Capitão Cesário e ESF Jardim Brasil com os temas: Agosto Dourado (incentivo a amamentação), Setembro Amarelo (Valorização da Vida), Outubro Rosa (Combate ao Câncer de Mama) e Novembro Azul (Combate ao Câncer de Próstata)

A Creche-Escola Pró Infância “Elisa Yoshie Takeda Toyonaga” fez uma apresentação inspirada no musical infantil “Os Saltimbancos”, em que narra a aventura de quatro bichos, que fogem de seus donos por se sentirem explorados. Os quatro animais se tornam amigos e vão em busca de sucesso como músicos dançarinos na cidade.

A Escola Creche “Prof.ª Elza Maria de Melo” trouxe o tema do circo para homenagear Itaí, com a apresentação da música a Valsa da Bailarina.

 A EMEI Prof.ª Maria Araújo Pinheiro fez uma releitura da música “Vida Boa”, a música enfatiza o que Itaí tem de melhor: Uma cidade querida, hospitaleira, cheia de riquezas e com a tranquilidade que todo cidadão necessita. O desfile contou um pouco da formação da cidade, desde antes de sua colonização até os dias atuais.

O Serviço de Convivência “Espaço Amigo” homenageou a Itaiense Anésia Pinheiro Machado, a primeira mulher a conseguir o Brevê de Aviadora do Brasil. E na sequência o Centro Educacional Infantil – Monteiro Lobato teve como tema em seu desfile os contos de fadas da Disney, por acreditarem na interação com as histórias a criança desperta emoções como se vivenciasse estes sentimentos.

A EMEF – Prof. Antônio de Freitas Filho enfatizou em seu desfile as formas lúdicas de alfabetização, os jogos e atividades ao lado de outras situações didáticas, são recursos valioso e motivadores para que, de forma autônoma, os alunos possam exercer práticas letradas.

A EMEF – Profª Elza Ap. Cagliari Rolim trouxe para o desfile o clássico “Alice no país das Maravilhas”, o livro conta como uma menina chamada Alice encontra um universo fantástico ao cair em uma toca de coelho, onde encontra seres imaginários e vive experiências emocionantes.

Outro Clássico da Disney, “A Bela e a Fera” foi o tema da EMEF – Profª Lúcia de Moraes Camargo Rocha, em que conta a história de uma Garota que se apaixona pela Fera e com esse amor quebra o feitiço que o havia transformado em Fera e ele volta a ser um príncipe.

Os alunos do Programa Mais Educação também homenageou Itaí com a Valsa da Bailarina. E na sequência a EMEI Angelina Maria de Almeida Tannus foi última escola municipal a desfilar com o tema sobre a importância da amizade e a apresentação da música ‘É tão Lindo.’

Uma das Bandas convidadas a participar do Desfile de 143 anos de Itaí foi a Banda Marcial Bicentenária de Itapeva que levantou o público com sua apresentação impecável.

O Departamento de Esportes apresentou as modalidades esportivas de Itaí: natação, vôlei de praia, voleibol, basquetebol, futebol, FUTSAL, ciclismo Muay Thay, Judô e Karatê, assim como os medalhistas dos Jogos Regionais, Campeões Brasileiros e Mundiais. Na sequência a Equipe de Mountain Bike Itaí também prestou sua homenagem a Itaí.

O Departamento de Agricultura e o Serviço de Alimentação e Nutrição apresentaram os produtos agrícolas da AGRIFAI – Agricultura Familiar que são destinados a merenda escolar. Na sequência outra fanfarra convidada, do Colégio Positivo de Piratininga homenageou Itaí pelo seu aniversário.

O Grupo de Balé Morés e o Grupo de Capoeira também prestaram homenagem a Itaí, além dos moto clubes ‘Prego’ e ‘Canalhas’ e dos Carros Antigos – Amigos do Rolê e dos Tropeiros. Encerrando o Desfile, a Secretaria do Meio Ambiente distribuiu mudas de árvores ao público presente.

João Cury – Presidente do FDE e a boa noticia para o município

João Cury – Presidente do FDE e a boa noticia para o município

Presente – Em todo aniversário há sempre um presente, e com o município de Itaí não foi diferente, João Cury – Presidente do FDE, veio representando o Governador Geraldo Alckmin prestigiar as comemorações dos 143 anos de Itaí e trouxe consigo a liberação de recursos via FDE (Fundação de Desenvolvimento para a Educação) para a reforma da Escola Estadual João Michelin, que já está licitado e foi assinado a autorização para o início da obra.

Fotos NatanaelSSoares 

[ngg_images source="galleries" container_ids="121" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="0" number_of_columns="0" ajax_pagination="1" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="Mostrar apresentação de slides" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]