Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Diagnóstico precoce melhora qualidade de vida dos doentes de Alzheimer

Em Itaí, o serviço de saúde pública conta nas unidades básicas de saúde com geriatra e clínico geral para acompanhamento especializado da doença.

Imagem administrativa
Imagem administrativa

A data de 21 de setembro é marcada como o Dia Mundial do Mal de Alzheimer, doença genética, degenerativa e progressiva que afeta principalmente a memória do paciente. Normalmente ela atinge a população de idade mais avançada, embora se registrem casos em pessoas jovens. Estudos científicos mostram que quanto antes for diagnosticada a doença, melhor o tratamento, retardamento dos sintomas e a qualidade de vida dos doentes.

Perda de memória é o sintoma primário mais comum do Alzheimer. De início, o paciente não se recorda de acontecimentos recentes. Pode até lembrar com precisão de fatos de anos atrás e esquecer que acabou de realizar uma refeição. Com o avançar do quadro, vão aparecendo novas manifestações como confusão mental, irritabilidade, agressividade, alterações de humor e falhas na linguagem.

Com o tempo, a pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação. A orientação dos especialistas é de que, ao notar sinais da doença, a família encaminhe o idoso à unidade de saúde mais próxima.

Em Itaí, o serviço de saúde pública municipal conta nas unidades básicas de saúde com geriatra e clínico geral para acompanhamento especializado da doença. O município oferece ainda, por meio da Farmácia Municipal, remédios através do processo de Componente Especializado, popularmente conhecido como medicação de alto custo, para o tratamento do Alzheimer.