Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Em Itaí, Projetos Sociais oferecem acesso à informática e facilitam a inclusão social

Projeto é voltado à famílias acompanhadas no CRAS e no CREAS e que são atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O prefeito Thiago Michelin e a secretária do Bem Estar Social Silena Nardocci em visita ao Projeto

A prefeitura municipal de Itaí disponibiliza à crianças de 6 a 12 anos e jovens de 12, 13 a 17 anos de idade, advindas de famílias acompanhadas no CRAS e no CREAS e que são atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o projeto que oferece o conhecimento do mundo virtual com a iniciação em informática e a inclusão futura ao mercado de trabalho.

As crianças que fazem parte do Projeto Espaço Amigo, recebem aulas de iniciação em informática em dois períodos, com aulas ministradas pela instrutora Barbara Camargo, do CENAIC de Taquarituba enquanto que os atendidos pelo programa Ação Jovem exercem a plataforma digital CIEE, visando a inclusão ao mercado de trabalho.

Essas aulas são ministradas no prédio da Univesp (Universidade a distância do Estado de São Paulo – uma outra conquista da atual administração) no laboratório cedido pelo prefeito municipal Thiago Michelin com 50 computadores sendo utilizados por em média 60 alunos do Espaço Amigo por período e em torno de 50 alunos do Convivência Jovem em dois períodos, funcionando no contra turno escolar (crianças frequentam a escola num período e no outro frequentam o Serviço de Convivência).

No prédio funciona ainda, além dos projetos citados, a sala descentralizados da ETEC Taquarituba oferecendo o curso Técnico em Recursos Humanos e a faculdade em si.

Os antigos “Projetos” que tiveram seu nome alterado na Tipificação Nacional de Serviços Sóciosassistenciais para Convivência e Fortalecimento de Vínculos, tem como objetivo atender famílias que procuram assistência em caso de situação de vulnerabilidade seja em bens materiais, problemas na família, rompimento de vinculo, violência, isolamento, etc.

Esse programa está implantado no município de Itaí desde 2107 atendendo as crianças e desde 2018 atendendo os jovens e é exercido em parceria entre Prefeitura Municipal e a ABA -  Associação Beneficente Allianz – associação essa mantida por funcionários do Grupo Allianz e que mantém na cidade de São Paulo um projeto semelhante no bairro Cangaiba, com uma realidade sócio cultural semelhante a de Itaí.

A parceria com a prefeitura tem como base a implantação do programa chamado PRODESE -  Programa de Desenvolvimento Sócio Emocional – que permite a criança desenvolver suas habilidades e superar situações de adversidades que a vida lhe impõe.

Dentro do Prodese que se baseia em quatro pilares: autocontrole, autoconhecimento, desenvolvimento da autoestima e a resolução de problemas, existe um método pedagógico que está sendo implantado e, para usar esses métodos, existem algumas ferramentas e dentre elas as atividades da oficina de informática que foi uma exigência do trabalho com jovens por ser uma ferramenta atual e atraente para esse público, que visa não só em ensinar as noções básicas mas a preparação para a inserção ao mercado de trabalho num futuro próximo.

Dentro do Prodese, existem outras atividades sendo desenvolvidas, como jogos de xadrez, aulas de teatro e dança, aulas de natação na piscina municipal em parceria com o Departamento de Esportes e outras. As ações se baseiam em desenvolver no jovem o sentido da convivência social, participação e convívio familiar.