Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Em Itaí, Secretário Laércio Benko incentiva o Turismo local e regional

O Secretário salientou a cidade de Itaí tem o que é mais necessário, a matéria prima ideal: a Água; o que precisa é transformá-la num produto.

Secretário mostra os
Secretário mostra os "caminhos a serem seguidos" para implantar o turismo em Itaí

Na tarde de sexta-feira, 21, a cidade de Itaí recebeu a visita do Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Laércio Benko, numa iniciativa da administração atual por intermédio de seu Departamento de Cultura e Turismo, visando fazer com que a cidade seja vista com bons olhos para estar se colocando como postulante até mesmo ao selo de Estância Turística.

O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, onde a primeira dama Juliana e o Diretor de Cultura e Turismo Alessandro Vivan Vieira, fazendo as honras da Casa, recepcionaram os convidados que vieram, além da própria Itaí, de vários municípios da região. Fizeram-se presente ao encontro os prefeitos Antonio Nakagawa de Paranapanema, Bola de Taquarituba e Maria Neres de Barão de Antonina. Os vereadores Mauricio Pessin Ibanez, Walter Kley Menk e Leonísio Martins Filho, todos de Paranapanema. De Itaí, os vereadores Laka, Sueli Idem, Alegria, Mosquito e o presidente Ronaldo Som, o prefeito anfitrião Thiago Michelin, seu vice Bruno Dainese e secretários de outras pastas. Também se fizeram presentes secretários e diretores de Turismo das cidades de Paranapanema, Barão de Antonina, Itararé, Avaré e Itaporanga, essa ultima com Patrick Cassiano representando o prefeito Cacheta, um dos mais entusiastas da região em nível de implantar o turismo em sua cidade.

Numa rápida explanação o Secretário conseguiu levar aos presentes à confiança de que o Turismo local e região são viáveis e pode sim, ser a solução para o desenvolvimento não só de Itaí, mas de todas as cidades que fazem parte da região sudoeste, região para a qual, segundo o Secretário, há uma dívida moral por parte do governo (não política, mas histórica) em buscar meios para o crescimento desses municípios que buscaram manter sua essência, ou seja, suas matas e rios intactos, longe da devastação humana e assegurou o secretário, que o Turismo é ainda o caminho a ser seguido.

Em relação à ambição de Itaí de se tornar Estância Turística ou mesmo estar entre os 140 municípios do “MIT” Municípios com Intenção Turística, é sim possível, pois como ele mesmo salientou a cidade tem o que é mais necessário, a matéria prima ideal: a Água; o que é necessário é que se transforme essa matéria prima num produto vendável, numa marca que se relacione o produto ao município, atingindo assim o objetivo maior, o de “vender turismo”.

O Secretário achou tão possível que isso aconteça que ao mesmo tempo em que lançou um “desafio” ao prefeito Thiago, que é o de realizar um concurso com alunos do 9º ao Ensino Médio para que se crie uma marca para o “Turismo de Itaí” e, garantiu um presente, aos dois primeiros colocados desse concurso, ele estará doando um final de semana em Ilha Bela para cada um deles, com direito a companhia.

Assim, com esse “desafio imposto”, e com tudo o que foi colocado pelo Secretário aos presentes, o prefeito Thiago Michelin, assim como todos os presentes, sentiram-se confiantes em acreditar que o Turismo é mesmo a solução para toda a região, onde cada município poderá explorar o que tem de melhor em matéria prima e transformá-la em produto, uma marca vendável.

“O turismo é muito mais que mostrar o que temos, é um negócio, um produto que temos que “fabricar” para poder atrair os turistas, pessoas que querem algo novo, algo que realmente os fazem se distanciar daquilo que vivem no dia-a-dia, e o Secretário hoje (há de ressaltar fato inédito já que é a primeira vez que um Secretário do turismo visita Itaí), nos ensinou o caminho: é necessário transformar o que temos em um produto e preparar a população para vender esse produto”.

Quanto ao desafio imposto pelo Secretário, o prefeito Thiago foi enfático: “Aceitamos com prazer esse desafio e estou vendo (olhando para a plateia) que nossa Secretária da Educação está presente e já me sinalizou com o olhar que está imaginando como pode ser feito esse concurso no qual desde já agradecemos ao Secretário pela abertura da ideia e pelo presente aos dois melhores colocados”.  

[ngg_images source="galleries" container_ids="100" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="0" number_of_columns="0" ajax_pagination="1" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="Mostrar apresentação de slides" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]