Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Enquanto 98% dos municípios têm veto para receber recursos federais Itaí figura entre os poucos que estão com as prestações de conta em dia

5.452 municípios estão negativados em pelo menos um dos 15 itens de obrigações exigidos pelo governo federal.
Paço Municipal

O percentual de municípios brasileiros com o "nome sujo" no Cauc (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias) atingiu recorde no começo de abril e atinge 98% das prefeituras do país.

Os dados foram divulgados pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e mostram que 5.452 municípios estão negativados em pelo menos um dos 15 itens de obrigações exigidos pelo governo federal - o número de cidades nessa situação é recorde, segundo a entidade.

Apenas 116 municípios brasileiros estão com as prestações de conta em dia e o município de Itaí devido aos seus investimentos em áreas de prioridade e total transparência na administração pública bem como o cumprimento de todas as exigências pertinentes, figura entre os que estão em dia e aptos à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal, como mostra o sistema Cauc que funciona como uma espécie de serviço de proteção ao crédito, similar ao que ocorre nos serviços que incluem pessoas físicas.

O Cauc traz a situação de "cumprimento de requisitos fiscais por parte dos municípios, necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal e em 2019, o número de exigências subiu de 13 para 15.

Com o "nome sujo", os municípios ficam impedidos de receberem transferências voluntárias e realizar operação de crédito para financiamento e investimentos. As transferências voluntárias são aquelas para obras e investimentos e não incluem os repasses obrigatórios como Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

"O sistema capta os dados das outras instituições e, depois de obtido o dado de regularidade ou pendência, reúne todas essas informações no extrato", informa a CNM.

Faltam prestação de contas e dinheiro à educação

Segundo o levantamento da confederação, o principal problema é a falta de encaminhamento do Relatório Resumido de Execução Orçamentária. Ao todo, 5.410 municípios apresentam problemas nesse item --o que não impede de que uma prefeitura esteja em desconformidade com mais itens.

Pela Lei de Responsabilidade Fiscal, as prefeituras têm de enviar os demonstrativos exigidos à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para estarem limpas no Cauc.

O sistema traz ainda outros itens que tratam de investimentos mínimos na educação, por exemplo. São 1.865 municípios sujos pela não aplicação mínima de recursos. Segundo a lei brasileira, é preciso aplicar no mínimo 25% da receita líquida na área, só neste item, Itaí aplicou em 2018, mais de 30%.

Para o presidente da CNM, Glademir Aroldi, o aumento de itens na lista de exigências tornou ainda mais complicado o trabalho dos municípios para se manter regularizados. Aroldi explica que a inclusão de tantos municípios na lista é um fator que paralisa ações num momento de crise fiscal das prefeituras.

O presidente ainda afirma que tem feito tratativas com o governo federal para reduzir a burocracia sem prejudicar os mecanismos de controle e fiscalização dos recursos públicos.

Ranking das faltas dos municípios

Encaminhamento do Relatório Resumido de Execução Orçamentária - 5.410 casos;

Aplicação mínima de recursos em educação - 1.865 casos;

Encaminhamento de informações para o cadastro da dívida pública - 1.550 casos;

Regularidade quanto a tributos, contribuições previdenciárias federais e dívida ativa da União - 1.519 casos;

Regularidade perante o poder público federal - 1.231 casos.

Fonte: UOL