Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Escolas da Rede Municipal de Ensino de Itaí realizam o Planejamento para o ano de 2019

Com o tema “A gestão da sala de aula: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa.” a palestra foi ministrada pelo Prof. Júlio Furtado.
O palestrante Julio Furtado

No dia 07 de março, a Secretaria Municipal da Educação de Itaí realizou uma palestra na Câmara Municipal, para dar início ao Planejamento do ano de 2019, que contou com a presença de diretores, coordenadores, professores da Rede Pública Municipal, da Secretária da Marlene Camargo e do prefeito Thiago Michelin.

Com o tema “A gestão da sala de aula: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa.” a palestra foi ministrada pelo Prof. Júlio Furtado - Graduado em Geografia, Pedagogia. Pós-graduado em Orientação Educacional, Gestalt-terapia e Dinâmica de grupo.

A palestra abordou a Gestão da relação interpessoal: O que sei sobre eles? Criação de vínculos (olhar); Gestão da conduta: A quem cabe? Os pré-requisitos não estão prontos. Contrato didático (crença, assembleias de classe); Regras e princípios. Regras morais e regras convencionais. Disciplina e incivilidade. Gestão da aprendizagem: O sentido do conteúdo para o professor. A crença de como se aprende. Do sentido ao significado. Mediação da aprendizagem. Ensinar conteúdos X desenvolver competências. Avaliar para garantir a aprendizagem.

Reuniões de Planejamento – E nos dias 06 e 08 de março em cada escola de Ensino Fundamental e Infantil do município, ocorreram as reuniões com professores, diretores e coordenadores pedagógicos para o Planejamento Escolar das ações do ano de 2019.

A Secretária da Educação, Marlene, evidenciou a importância do período de Planejamento, lembrando que Planejar é ação imprescindível para a eficácia de todas as atividades escolares, refletindo uma Gestão Escolar democrática, coletiva e participativa, verdadeiramente comprometida com a melhoria da qualidade de ensino, que é o que busca toda a equipe da Secretaria da Educação.