Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Escolas de Itaí realizam o Planejamento para o ano de 2018

A palestra abordou o processo de aprendizado e de trabalho dos profissionais da Educação.

Professores durante o Planejamento do ano de 2018
Professores durante o Planejamento do ano de 2018

No dia 16 de fevereiro, a Secretaria Municipal da Educação de Itaí realizou uma palestra na Câmara Municipal, para dar início ao Planejamento do ano de 2018, que contou com a presença de diretores, coordenadores, professores da Rede Pública Municipal e da Secretária da Educação Zilah de Oliveira Lara.

Com o tema “A excelência na arte de ensinar”: Motivação e Compromisso a palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Arquilau Moreira Romão – Mestre em Educação pela Unicamp; Doutor em Educação pela Unicamp, Pós doutorado pela Unicamp, Bacharel em Direito, Filosofia e História.

A palestra abordou o processo de aprendizado e de trabalho dos profissionais da Educação, permitindo que os professores reflitam sobre seus trabalhos com os alunos, sobre a alfabetização, procurando buscar a melhor forma de aprendizado.

Reuniões de Planejamento – E nos dias 14 e 15 de fevereiro em cada escola de Ensino Fundamental e Infantil do município, ocorreram as reuniões com professores, diretores e coordenadores pedagógicos para o Planejamento Escolar das ações do ano de 2018 abordando os seguintes temas: Retomada do Rendimento Escolar; Planejamento das ações coletivas otimizando tempo, espaços em favor da aprendizagem dos alunos; Apresentação, estudo e análise do Material de Educação Matemática dos Anos Iniciais (EMAI); Estudo das expectativas de aprendizagem de Língua Portuguesa e orientação sobre o uso do Material do Programa Ler e Escrever de forma efetiva; Orientação sobre os Projetos Didáticos e a Elaboração de Projetos Didáticos e organização das datas comemorativas (eventos) de acordo com o calendário escolar.

As aulas iniciaram-se no dia 1º de fevereiro que se estenderão até o dia 22 de junho, encerrando o 1º semestre de atividades. O 2º semestre terá início no dia 1º de agosto e deverá estender-se até 17 de dezembro, quando será concluído o ano letivo de 200 dias, obedecendo à legislação específica.

A Secretária da Educação, Zilah Oliveira Lara, evidenciou a importância do período de Planejamento, lembrando que Planejar é ação imprescindível para a eficácia de todas as atividades escolares, refletindo uma Gestão Escolar democrática, coletiva e participativa, verdadeiramente comprometida com a melhoria da qualidade de ensino, que é o que busca toda a equipe da Secretaria da Educação.  

[ngg_images source="galleries" container_ids="278" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="0" number_of_columns="0" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="Mostrar apresentação de slides" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]