Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

ESF Monte Alto realiza 1ª Reunião sobre tabagismo em Itaí

Objetivo é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.
Dr. Felipe em Palestra proferida aos presentes

No dia 21, quinta-feira, foi realizado no Posto do ESF Monte Alto a primeira reunião voltada a tratar do assunto tabagismo, seus problemas e orientação para quem deseja parar de fumar. Essa foi a primeira de muitas que irão acontecer envolvendo os ESF, em datas ainda a serem definidas.

Nesse primeiro passo a equipe da unidade se mobilizou para captar os tabagistas da área e chamando-os a participar da palestra proferida pelo médico da Família Dr. Felipe, que atende no local.

A palestra baseou-se no modelo do Ministério da Saúde, estabelecido como Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

A adesão por parte da comunidade tabagista da área pesquisada na participação da reunião foi pequena, mas para Secretaria da Saúde, foi considerada importante, porque na verdade é o início de um trabalho que necessita-se de muita paciência, e treinamento por parte dos profissionais para que o tratamento clínico com medicações e adesivos e muita orientação surtam o efeito desejado.

A Secretaria vai informar a população sobre as datas e os locais da realização de novas reuniões.