Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Departamento de Cultura e Turismo de Itaí participa de evento promovido pela Sutaco - Artesanato Paulista

Alessandro Vieira, diretor de Cultura e Turismo de Itaí, representando o município na reunião da Sucato em Paranapanema
Alessandro Vieira, diretor de Cultura e Turismo de Itaí, representando o município na reunião da Sucato em Paranapanema (Fonte e Fotos: NatanaelSSoares)

O Departamento de Cultura e Turismo de Itaí, por intermédio do diretor Alessandro Vieira, marcou presença nesta quarta-feira, 15 de março, no evento promovido pela Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades - Sutaco.

Este evento ocorreu no Clube da Melhor Idade 'Vida Nova de Paranapanema", com a presença da subsecretária da Sutaco, Elisabete Bacelar, do diretor do Departamento de Cultura e Turismo de Itaí, Alessandro Vieira, a 1ª Dama de Paranapanema, Maria Nakagawa, além de secretários, coordenadores de Cultura e artesãos da região.

"É muito oportuno aprimorarmos o conhecimento junto à Sutaco trazendo para Itaí as informações para criarmos parcerias com artesãos e ajuda-los no quer for possível para realizar suas atividades e comercializá-las em nossa comunidade", destacou Alessandro.

A Sutaco tem como finalidade cadastrar os artistas, incentivando o artesanato também como forma de geração de renda. Com a carteirinha do órgão, o artesão pode emitir nota fiscal eletrônica, participar de cursos de qualificação como aluno ou como professor, além de ter acesso a microcrédito e à orientação técnica e jurídica. O artista também poderá participar de exposições e vender produtos em pontos de venda permanentes e em eventos.

O principal objetivo do projeto é zelar pela preservação, promoção e desenvolvimento do artesanato paulista, enquanto manifestação cultural e atividade econômica. Com projetos em papel jornal, cerâmica, entre outros, o projeto é um dos destaques da Mega Artesanal, que acontece até este domingo, no Centro de Exposições Imigrantes.

Basicamente, o artesanato é a transformação de matéria-prima em produto acabado de forma predominantemente manual, com o auxílio de ferramentas ou máquinas simples. A partir dessa definição básica, seu trabalho do artista é pontuado com base na tipicidade, originalidade, perícia na execução, valor cultural, grau de manualidade, entre outros quesitos.

Galeria

[ngg_images source="galleries" container_ids="2" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="20" number_of_columns="0" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="0" slideshow_link_text="" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]