Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Itaí marca presença no lançamento do Pet São Paulo

Município que aderir ao programa receberá o Selo Pet São Paulo, sendo atestado parceiro na proteção destes pets.
Secretário estadual Meio Ambiente Mauricio Brusadin e secretário municipal de Meio Ambiente de Itaí Gui Gallego

 

Em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, o governador Márcio França lançou na segunda-feira, 18 de Junho, Pet São Paulo, programa estadual inédito de apoio aos municípios em ações e políticas públicas em defesa dos animais domésticos, em especial cães e gatos.

Para coordenar os trabalhos com as prefeituras, está sendo criada a Subsecretaria de Defesa dos Animais, vinculada a Casa Militar do Estado. “Fizemos uma solenidade diferente, criando de maneira institucional a subsecretaria de proteção animal. Era uma vontade que a gente percebe nas ruas, praticamente toda cidade tem alguém que faz essa defesa, muitos vereadores, deputados, no congresso nacional também, assembleia legislativa”, disse Márcio França.

A subsecretaria será responsável por coordenar o Sistema Estadual de Defesa dos Animais (SIEDA) – um comitê gestor Inter setorial responsável por realizar e apoiar projetos e ações de proteção de cães e gatos em todo território paulista.

O programa incentivará os municípios na realização de feiras de adoção, capacitações, campanhas educativas sobre guarda responsável de cães e gatos, além de firmar convênios para apoio a castração e microchip agem.   Município que aderir ao programa receberá o Selo Pet São Paulo, sendo atestado parceiro na proteção destes pets.

O Pet São Paulo nasceu da preocupação com os casos de maus tratos aos animais domésticos, e a necessidade de uma cultura de prevenção contra atos de agressão, além do interesse do governo em integrar os órgãos públicos estaduais com os municípios, organizações e a comunidade.

Marcaram presença nessa solenidade de lançamento do Pet São Paulo, deputados como Ricardo Izar, secretário estadual de Meio Ambiente Mauricio Brusadin, secretário municipal de Meio Ambiente de Itaí Gui Gallego entre outros gestores, políticos, militares e representantes da sociedade civil.

"Venho enviar um abraço ao prefeito de Itaí Thiago Michelin pelo excelente trabalho de defesa animal que ele faz na cidade. Thiago é um exemplo de prefeito que construiu uma política de defesa animal. Hoje o governador Marcio França lançou política estadual de defesa animal e tenho certeza que tanto Itaí e o governo do Estado tem levado a sério essa causa fazendo uma política pública", destacou o secretário Mauricio Brusadin.