Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Itaí obtém grande avanço no ranking do “Município Verde Azul – 2017”

O Programa Município Verde Azul completa 10 anos de existência e se tornou referência para a Comunidade Europeia.

Secretario de Meio Ambiente de Itaí Gui Gallego e Mauricio Brusandi - Secretário Estadual de Meio Ambiente
Secretario de Meio Ambiente de Itaí Gui Gallego e Mauricio Brusandi - Secretário Estadual de Meio Ambiente

Nesta quarta-feira, 13 de Dezembro, o vice-governador Márcio França anunciou o Ranking Ambiental 2017 do Estado de São Paulo. A divulgação foi feita durante a comemoração de 10 anos do Programa Município Verde Azul - (PMVA).

O vice-governador destacou que São Paulo é um Estado referência na área ambiental. “Mais de 50% da nossa energia são renováveis. A gente tem quase 20% do nosso território, mesmo sendo um território pequeno perto de alguns estados brasileiros, temos quase 20% de mata nativa do nosso Estado. E, somos um dos estados mais desenvolvidos do mundo”, disse Márcio França.

Neste evento o secretário de Meio Ambiente de Itaí - Gui Gallego marcou presença e obteve uma ótima noticia do município de Itaí ter avançado 393 posições, passando da posição 555º para 162º posição no ranking. "Estamos focados e trabalhando diuturnamente para melhorar ainda mais no ranking em 2018 e assim obtermos a certificação e os recursos para investirmos na proteção da Natureza do nosso município", destacou o secretário.

O ranqueamento é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.

O Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e ações sustentáveis. O primeiro Ranking Ambiental do PMVA foi anunciado em 2008, com a certificação de 44 municípios. O último foi feito em 2016 e certificou 78 municípios.

"O Programa Município Verde Azul é um excelente programa ambiental que valoriza as ações realizadas nos municípios do Estado. A equipe da secretaria do Meio Ambiente de Itaí está empenhada e tem com meta alcançar as melhores pontuações no ranking nos próximos anos e sermos premiados com a certificação e obtermos recursos para investimentos ambientais em nosso município", destacou Thiago Michelin - Gestor municipal de Itaí.

O Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As ações compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente.

A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade. E ao fim de cada ciclo publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.