Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Itaí recebe Teatro a Bordo nos dias 10 e 11

Aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza desde 2015 a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos.

O Teatro a Bordo oferece programação diversificada
O Teatro a Bordo oferece programação diversificada

Nessa sexta-feira, dia 10, e sábado, 11 de novembro, o Instituto CCR e a CCR SPVias levarão para Itaí o projeto “Teatro a Bordo”,  primeiro teatro móvel solar do Brasil, que é realizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Durante os espetáculos, o Teatro a Bordo realizará atividades gratuitas, como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais.

Inspirados nas trupes da commedia dell'arte que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias. Aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza desde 2015 a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico projetado para a captação solar no teto do seu contêiner-palco.

Programação

O Teatro a Bordo oferece programação diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.

 As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público.

Em Itaí, o teatro estará na Praça da Bíblia (em frente ao Laguinho da Capitão Cesário). Na sexta-feira haverá, das 09h às 16h30, cortejo de chegança dos artistas nas escolas, e das 15h às 16h30, uma oficina "Confecção de bonecos brincantes”;

Para sábado estão programados: cortejo de chegança dos artistas na Praça (às 11h), oficina "Confecção de bonecos brincantes” (16h), circo “Sessão solene” (intervenção de palhaços, às 17h), apresentação de vídeo (18h) e de artistas da cidade (19h) e teatro “De sol a sol” (19h30).