Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Itaiense compõe equipe de Jaú em missão de auxílio das vítimas e desenvolve pesquisa em Brumadinho

Equipe contou com 25 voluntários, entre eles, médicos, psicólogos, advogados e gestores ambientais.
Equipe da ONG 1% de Jaú

Nos dias 01 e 02 de fevereiro foi feita uma operação de ajuda as vítimas da tragédia, onde o itaense Gui Gallego esteve compondo a equipe da ONG 1% de Jaú para auxiliar nos trabalhos com as pessoas e animais da cidade de Brumadinho, afetada pela queda da Barragem da Vale. Através da ONG 1%, presidida pelo sr. Rodrigo di Paula, foi carregado e encaminhado para aquela localidade, um caminhão com vários itens para doação.

Ao total a equipe contou com 25 voluntários, entre eles, médicos, psicólogos, advogados e gestores ambientais.

Além disso, através de uma parceria com a Prefeitura de Brumadinho, mais especificamente a Vigilância Sanitária Municipal, foram realizadas coletas da lama que vitimou centenas de pessoas em 10 locais diferentes. Uma análise já foi feita no dia 30/01/2019 a pedido do Ministério da Saúde.

A intenção da pesquisa é identificar possíveis materiais pesados e contaminantes que afetaram o ambiente local por onde o rejeito passou. A pesquisa foi coordenada pelo Prof. e Secretário de Meio Ambiente, Gui Gallego, com auxílio do biólogo da Prefeitura de Brumadinho, Renato Nogueira Mota e dos voluntários Alex Parente e Estela Capra.