Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Justiça decreta bloqueio de bens do ex-prefeito Valmir Domingos

Decisão atinge também a ex-primeira-dama Katia e a empresária Cristiane de Lima por fraude em licitação para a aquisição de brinquedos.
Valmir foi prefeito cassado na cidade de Itaí

Atendendo a pedido feito pelo MPSP, a Justiça decretou liminarmente a indisponibilidade de bens e valores, até o montante de R$ 300 mil, do ex-prefeito de Itaí Valmir Domingos, da ex-primeira-dama do município Kátia Pereira de Queiroz e da empresária Cristiane de Lima.

Os três são réus em ação criminal e também alvos de ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

Segundo o promotor de Justiça Rodrigo Jimenez Gomes, eles fraudaram uma licitação para a aquisição de brinquedos e subtraíram recursos da Prefeitura de Itaí em 2013.

Foram bloqueados um automóvel GM/Prisma e uma moto Yamaha/YBR de Cristiane, além de um VW/Gol de Domingos.

Além de determinar o bloqueio de bens e valores, o Judiciário recebeu a denúncia criminal contra os três acusados.

O ex-prefeito foi denunciado por crime de responsabilidade e fraude em licitação, Kátia, por fraude em licitação e falsidade ideológica; e Cristiane, por fraude em licitação, falsidade ideológica e peculato. A audiência de instrução, debates e julgamento está marcada para o dia 9 de agosto de 2018.

Além da liminar já concedida, a ação civil pública pede a declaração de nulidade do procedimento licitatório e do contrato firmado entre o município de Itaí e a empresa Cristiane de Lima Confecções, a condenação dos envolvidos pela prática de ato de improbidade administrativa - prevendo pena de ressarcimento ao erário, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o poder público.