AF Automóveis

MEC divulgou dados do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB)

Assessoria de Comunicação
Assessoria de Comunicação Itaí
EMEF Prof Antônio de Freitas Filho obteve a nota 6,7 no IDEB 2017

Na segunda-feira (03 de setembro) o MEC divulgou os dados do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico – IDEB, referente ao ano de 2015 e mostra grande evolução na qualidade da Educação do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Itaí.

De acordo com os resultados obtidos do IDEB, embora não tenha alcançado a meta do município, houve uma melhora significativa no desempenho dos estudantes, sendo o resultado oficial do IDEB 2017, a meta projetada seria 6,4, e o IDEB observado é de 6,3. Observa-se ainda que no ano de 2015 o IDEB observado era de 5,8 avançando em 2017 para 6,3, ou seja, houve uma melhora significativa e crescimento no desempenho dos estudantes.

Na EMEF – “Prof. Antônio de Freitas Filho”, embora não tenha alcançado a meta da unidade escolar, houve um crescimento no desempenho dos estudantes, ou seja, uma expressiva melhora nos indicadores, visto que a meta projetada para 2017 seria 6,9, e o IDEB observado é de 6,7 e em 2015 o IDEB observado era de 6,3.

Na EMEF Prof.ª Elza Ap. Cagliari Rolim a nota do IDEB superou a meta projetada no ano de 2017, portanto, observa-se o crescimento e mostra a evolução e melhora na qualidade de ensino e crescimento no desempenho dos estudantes, a meta projetada para 2017 seria 5,8 e o IDEB observado é de 6,0, em comparação com o IDEB observado de 2015, que foi de 5,8, o que caracteriza um crescimento na qualidade de ensino.

Na EMEF Prof.ª Lúcia de Morais Camargo Rocha a nota do IDEB superou a meta projetada pelo IDEB 2017, que seria de 5,3, e o IDEB observado é de 5,9. Em comparação com o ano de 2015, em que o IDEB era de 4,9, avançando para 5,9 em 2017, superando inclusive a meta projetada para 2021 que seria de 5,8. Também houve grande avanço na qualidade de ensino.

O Prefeito Municipal de Itaí Thiago dos Santos Michelin, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município Juliana Fernandes Michelin, a Secretária Municipal da Educação Srª Marlene Aparecida de Camargo Oliveira e Assessora de Gestão Escolar do Ensino Fundamental Cristina Rosa Borba agradecem a todos os Gestores do Ensino Fundamental, Coordenadores Pedagógicos do Ensino Fundamental, Professores do Ensino Fundamental, Alunos do Ensino Fundamental e Funcionários pelo comprometimento, dedicação e parabenizam a todos pela expressiva melhora nos resultados obtidos do IDEB e excelente desempenho dos estudantes.

A Secretaria Municipal da Educação Srª Marlene ressaltou ainda, que essa evolução nos indicadores é resultado do esforço de todos os envolvidos na Educação, mostra o compromisso com uma Educação de Qualidade.

O que é IDEB?

É um indicador geral da Educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em Língua Portuguesa e Matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.

Origem – foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e é divulgado a cada dois anos. O IDEB divulgado nesta segunda-feira diz respeito ao desempenho das escolas, redes, municípios, estados e Brasil em 2015. O desempenho comparado com metas calculadas a partir da primeira edição, em 2005, e projetadas para todas as futuras, até o ano de 2021.