Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Mosquito da dengue é assunto de palestras em escolas de Itaí

Este trabalho é realizado mediante integração das Secretarias da Saúde, da Educação e do Meio Ambiente de Itaí.

Aedes Aegypti foi apresentado em tamanho gigante para conhecimento dos alunos
Aedes Aegypti foi apresentado em tamanho gigante para conhecimento dos alunos

A Prefeitura Municipal de Itaí por intermédio dos agentes vetores e de endemias da Secretária da Saúde realizaram palestras nas Escolas Municipais conscientizando os alunos sobre a gravidade que o mosquito da dengue pode causar na Saúde das pessoas.

Nestas palestras, houve a participação também do secretário de Meio Ambiente de Itaí Gui Gallego que enfatizou em seu discurso aos alunos, à importância da consciência que todos nós temos que ter referente ao mosquito (aedes aegypti) que pode causar dengue, febre amarela, chikungunya e zikavirus.

Este trabalho é realizado mediante integração das Secretarias da Saúde, da Educação e do Meio Ambiente de Itaí. Foram entregues aos alunos e professores, folhetos que sintetiza os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito na cidade.

Dengue, febre Zika, a febre amarela e a febre de chikungunya são doenças infecciosas, de origem viral, transmitidas através da picada de mosquitos contaminados. Duas espécies de mosquito são responsáveis pela propagação dessas viroses: Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Estes dois mosquitos podem receber a alcunha de “mosquito da dengue”, apesar do Aedes aegypti ser a espécie mais famosa e com maior capacidade de transmitir essas doenças.

O Aedes aegypti e o Aedes albopictus só são capazes de transmitir a dengue se estiverem contaminados pelo vírus. Ou seja, ele precisa picar alguém com dengue para adquirir o vírus. Ainda assim, o vírus precisa de mais 10 a 14 dias para se multiplicar dentro do mosquito, para só depois estar apto a ser transmitido para outro indivíduo.

A prevenção é a única arma contra a doença. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

[ngg_images source="galleries" container_ids="289" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="0" number_of_columns="0" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="Mostrar apresentação de slides" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]