Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Nutricionista profere palestra sobre alimentação saudável em Itai

É preciso reconhecer a importância da Escola no futuro alimentar das crianças.

Nutricionista Rosângela Durante Palestra na CEI Monteiro Lobato
Nutricionista Rosângela Durante Palestra na CEI Monteiro Lobato em Itaí

Na terça-feira, 29 de Agosto, a nutricionista municipal Rosangela Vaz Almeida, ministrou uma palestra sobre alimentação saudável às crianças e professores da Escola CEI Monteiro Lobato em Itaí.

Essa palestra é comemorativa ao Dia da Nutricionista em 31 de Agosto, que contou com a presença de alunos, professores e toda equipe da Escola além da presença da secretária de Educação Profª Zilah Lara e sua equipe de gestão educacional.

Nessa singular oportunidade, a nutricionista pode apresentar o relevante trabalho desenvolvido na Cozinha-Piloto para atender todas as crianças e alunos nas Escolas. Ressaltou também a importância de uma alimentação saudável.

Encerrando a palestra, foi servido às crianças um saboroso almoço e distribuído um pacote com frutas e legumes.

Todos conhecem a importância de uma alimentação saudável durante toda a vida. Sem uma alimentação balanceada os riscos de doenças cardíacas, diabetes, de ciências imunológicas entre outros problemas. Por isso na infância, crianças que estão na educação infantil, devem ter uma alimentação saudável. Incentivar o hábito nas crianças de ingerir alimentos como frutas, legumes e verduras é essencial para que elas cresçam e se tornem adultos.

Na educação infantil de algumas escolas os pais das crianças são incentivados a optarem por opções de lanches saudáveis ao arrumarem os lanches dos filhos e diversas cantinas escolares estão banindo as frituras das prateleiras. Existem também atividades que os professores podem fazer para incentiva a alimentação saudável na educação infantil. Algumas oficinas ensinando as crianças a montarem pratos decorados com frutas e verduras, ensinar as crianças a fazerem sopas, montar murais com a informação nutricional dos alimentos. Confeccionar um mural com alimentos não saudáveis e alimentos que devem ser consumidos com moderação.

Essas são algumas maneiras de trabalhar uma alimentação saudável na educação infantil e, com o passar dos anos, essas crianças se tornaram adultos saudáveis que podem repassar essas dicas para os seus filhos. É preciso reconhecer a importância da escola no futuro alimentar das crianças.

No Brasil, uma parcela significativa da população não se alimenta corretamente e isso é um dos grandes desafios que o sistema de Saúde tem enfrentado. As crianças, neste sentido, estão no foco das ações que combatem os hábitos alimentares inadequados e causadores destes males. Estima-se que uma em cada três crianças no Brasil é obesa e os distúrbios alimentares como anorexia e bulimia precoce tem crescido, assim como a depressão associada.

"Comer alimentos saudáveis é uma tecla que tem que ser tocada por diversas vezes na Escola, as crianças têm que desenvolver esses hábitos e saberem optar por refeições mais equilibradas de forma natural e prazerosa, por isso a importância de trabalhar com esse tema desde as primeiras fases da vida escolar", ressaltou a nutricionista.

[ngg_images source="galleries" container_ids="119" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="0" number_of_columns="0" ajax_pagination="1" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="Mostrar apresentação de slides" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]