Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Parceria entre Prefeitura e Instituto Anglicano é o diferencial para o excelente trabalho desenvolvido em creche de Itaí

Trabalho com as crianças da CEI Professor José Gonçalves de Sousa é elogiado por toda a comunidade.
Creche “CEI Professor José Gonçalves de Sousa”. pais na espera da saída de alunos

A parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Itaí e o Instituto Anglicano de Botucatu (Instituição ligada à Igreja Anglicana da Bem Aventurada Virgem Maria de Botucatu), hoje sob a supervisão do Reverendo André Ocampos, vem desde novembro de 2018, Fazendo a Gestão e Pedagógico (respectivamente) para oferecer qualidade de ensino e condições de conforto e segurança às crianças que ali permanecem em período integral.

A Creche “CEI Professor José Gonçalves de Sousa” desde o início da parceria, é só elogio por parte dos pais das crianças e de toda a comunidade que conhece um pouco do trabalho realizado pelo diretor da unidade, Reverendo André Dias, da Catedral Anglicana de São Paulo, que tem Teologia e também é Bacharel em Direito, atualmente está cursando Licenciatura em História e sua esposa, a coordenadora pedagógica Elizabete Dias, que usam como alavanca de sucesso, o “humanizar” o ambiente escolar.

O diretor Reverendo André Dias e sua esposa, a coordenadora pedagógica Elizabete Dias

“Aqui nós procuramos humanizar, interagir com as crianças, mostrando a importância no cuidar e educar, os pais tem participação ativa, visto que procuramos sempre informa-los de tudo o que acontece com a criança enquanto está sob nossos cuidados. Procuramos impor limites para que depois, elas, lá fora, estejam preparadas para o mundo”. Disse o diretor e Revendo André Dias.

Na parte pedagógica, a educação é aplicada dentro da Lei de Educação - LDB, e o ensino supervisionado pela Secretaria da Educação e, na parte funcional, o espaço físico é favorável para atender as 151 crianças matriculadas (embora a Creche tenha capacidade para atender 160) em período integral, das 7h00 às 17h00. Crianças essas do berçário ao maternal que recebem todo o cuidado da direção, da coordenadora pedagógica e de mais 25 funcionários, que atendem a todas com muito carinho e dedicação.

À Prefeitura Municipal cabe repassar mensalmente, através de Programa de Fomento, servindo 3 refeições diárias (café, almoço e jantar) e o transporte dos alunos. A prefeitura ainda cuida da manutenção do prédio e busca atender outras necessidades se for preciso. No final do ano através da doação de um fiel da Catedral, dono da empresa StyllKids, as crianças ganharam de presente de Natal triciclos e bicicletas.

De acordo com o diretor Reverendo André Dias, o prefeito municipal Thiago dos Santos Michelin e a Secretaria de Educação, vêm sendo grandes parceiros e de imprescindível participação neste projeto.

O grande idealizador do Instituto Anglicano é o Deão da Catedral Anglicana de São Paulo o Reverendo Aldo Quintão, que visa como missão atender a qualquer pessoa em situação de carência, visando prioritariamente um trabalho comunitário através de seus projetos sociais em especial a Educação. O Instituto Anglicano conta também com o mais novo projeto em São Paulo, uma Casa Abrigo, o Orfanato Anglicano que já recebe 4 crianças. Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelo Instituto Anglicano, encontram-se os três Centros de Educação Infantil (Creches), que oferecem atendimento a aproximadamente 1300 crianças de 0 a 03 anos e 11 meses, residentes em três bairros carentes do município de São Paulo (Vila Brasilândia, Paraisópolis e Jaguaré), e o Orfanato.

Direção e funcionários da Creche Escola

No interior, o pioneiro foi a cidade de Botucatu, através do Reverendo João Marcello, buscando inspiração com o Reverendo Aldo, hoje a cidade conta com 3 unidades (Monte Mor, Assunção e Itamaraty) com os Diretores Diones e Reverendo Benedito, em São Manoel, com o Reverendo André Ocampos está com uma unidade em parceria e uma Escola particular, além é claro de Itaí são municípios nos quais a parceria entre Instituto e Prefeituras Municipais vem dado certo.

A Creche “CEI Professor José Gonçalves de Souza”, está aberta a contribuições também da comunidade e está se preparando para realizar eventos para angariar fundos. Alguns pais de crianças colaboram com a doação de frutas e legumes que eles mesmos produzem, mas qualquer e toda ajuda sempre é bem vinda.

Para contribuir, o interessado deve entrar em contato com a Escola pelo fone: 14 3761-1244 ou no próprio prédio da unidade escolar.

Sobre o Instituto Anglicano:  

O Instituto Anglicano foi instituído em 23 de novembro de 1997, sob a coordenação do Reverendo Aldo Quintão, e é considerado o braço social da comunidade da Catedral Anglicana de São Paulo. Tem como missão atender a qualquer pessoa em situação de carência, visando prioritariamente um trabalho comunitário através de seus projetos sociais. Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelo Instituto Anglicano, encontram-se os três Centros de Educação Infantil (Creches), que oferecem atendimento a 1300 crianças de 0 a 03 anos e 11 meses, residentes em três bairros carentes do município de São Paulo (Vila Brasilândia, Paraisópolis e Jaguaré).

O Instituto Anglicano elegeu a pedagogia de projetos (ou sociointeracionista) como forma de pensar e organizar sua proposta pedagógica. Buscamos oferecer possibilidades de que dispõe a educação de hoje, criando um ambiente privilegiado de crescimento, onde o aluno participa efetivamente do seu progresso.

Estabelecemos com nossos alunos, famílias e comunidade uma nação conjunta abordando assuntos do interesse dos mesmos, e assim, trabalhando as necessidades cognitivas, afetivas, psicomotoras, sociais, ética e estética de nossa comunidade escolar.

Sobre a Catedral Anglicana acesse: https://www.catedral-anglicana.org.br/em-branco-c10pc