Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Penitenciária de Itaí realiza evento de cidadania para sentenciados

O intuito principal das ações é preparar o cidadão preso para retornar ao seio da sociedade e ao mercado de trabalho.

Lideranças que formaram a Mesa de Honra
Lideranças que formaram a Mesa de Honra

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) promoveu, no dia 19/12, na Penitenciária “Cabo PM Marcelo Pires da Silva” de Itaí, a cerimônia de abertura da segunda edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade. O projeto tem como objetivo levar para dentro do sistema prisional um mutirão de serviços como regularização de documentos, atendimentos de saúde, palestras sobre empreendedorismo e atividades religiosas. Para isso, são feitas parcerias com entidades externas como escolas técnicas, faculdades e órgãos que possam contribuir no processo de ressocialização dos sentenciados.

Trinta e um presos estrangeiros participaram da palestra “Lei da migração e sua relação com os reeducandos egressos”, ministrada pelo advogado da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), Maurício Menezes. No total, foram 251 participações de reeducandos em palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), educação religiosa e mercado de trabalho.

Durante a semana da Jornada de Cidadania (18 a 22/12), os sentenciados também puderam tirar dúvida no plantão de atendimento jurídico com advogados parceiros do presídio. Também houve atendimento com profissionais da área da saúde. O intuito principal das ações é preparar o cidadão preso para retornar ao seio da sociedade e ao mercado de trabalho.

Estiveram presentes no evento de abertura o coordenador da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), Carlos Alberto Ferreira de Souza, o vice-prefeito de Itaí, Bruno Dainese, o diretor da penitenciária de Itaí, Fernando Renesto, o presidente da Câmara Municipal de Itaí, Ronaldo dos Santos, o delegado de polícia de Itaí, Luiz Fernando Rotelli, o diretor regional da Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho, Carlos Eduardo Michelin, o comandante da Polícia Militar de Itaí, Tiago Coradi, o superintendente da Funap, José Leme, o gerente regional da Funap, Marcelo Miquelini e Antonius Eltink, representante do consulado holandês no Brasil.

Assessoria de imprensa/SAP

[ngg_images source="galleries" container_ids="238" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="0" number_of_columns="0" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="Mostrar apresentação de slides" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]