Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Posto de Saúde de Itaí faz plantão para Campanha 'Outubro Rosa'

Foi considerável o número de mulheres presentes nas unidades de Saúde do município.

Adesão ao programa é grande em Itaí
Adesão ao Programa foi grande em Itaí

No sábado, 21 de Outubro, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a Campanha 'Outubro Rosa' realizando na U.B.S Dr. Durval Garcia e nas ESFs Capitão Cesário - Jardim Monte Alto - Jardim Brasil orientações sobre auto exame de mama, solicitações de mamografia para grupo específico em mulheres de 50 e 69 anos de idade e coleta de Papanicolau.

Houve grande adesão popular à campanha com considerável número de mulheres presentes nessas unidades de Saúde tanto no período da manhã como da tarde de sábado.

O exame é uma maneira importante de a mulher conhecer o próprio corpo e perceber possíveis alterações, mas, muitas vezes, o tumor não consegue ser percebido apenas através do toque. Especialmente na fase inicial quando o nódulo tem tamanho muito reduzido e, consequentemente, a chance de cura é maior é imprescindível a realização da mamografia para detecção da doença. Por isso, a orientação básica é fazer acompanhamento regular com um especialista, que irá avaliar clinicamente a paciente e fazer as prescrições de acordo com o seu perfil e necessidades.