Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Prefeito de Itaí recebe representantes do SAMU

Na oportunidade, o grupo apresentou ao chefe do Executivo uma série de demandas, que buscam qualificar o serviço prestado na cidade.

Prefeito Thiago Michelin e equipe do SAMU
Prefeito Thiago Michelin e equipe do SAMU

Na quinta-feira (22), o prefeito Thiago Michelin recebeu, em seu gabinete, a visita de representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itaí. Na oportunidade, o grupo apresentou ao chefe do Executivo uma série de demandas, que buscam qualificar o serviço prestado na cidade.

Na ocasião a Enfermeira Márcia Estanislau aproveitou a oportunidade para apresentar o relatório dos atendimentos efetuados pelo SAMU no período de junho de 2016 até janeiro de 2018. “Nós Profissionais do SAMU, sempre ouvimos as mesmas reclamações, sobre a demora da Equipe em relação ao nosso tempo reposta, ou seja, o tempo entre a ligação ao 192 (telefone gratuito) e a chegada da equipe no local solicitado, por isso gostaríamos de explicar como se dá a estrutura do serviço”. Explicou Márcia.

O que é o SAMU 192 e quando Utilizar o Serviço - O Serviço de Atendimento Médico de Urgência- SAMU 192, faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2002, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecológica, obstétrica e de saúde mental da população.

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

As Centrais de Regulação tem um papel primordial e indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito depois de chamada gratuita, para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com Técnico de enfermagem e Condutor Socorrista para o atendimento no local; ou de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com Médico e Enfermeiro Intervencionistas. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

Sendo um serviço exclusivo para o Atendimento de Urgências (Situação que exige uma ação rápida e indispensável) e Emergências (Situação oferece perigo, exige atendimento imediato, pois oferece risco eminente de morte).

“O SAMU ‘Vale do Jurumirim’, o qual o município de Itaí faz parte, composto por 17 municípios circunvizinhos, e sua Central de Regulação Médica de Urgências está alocado na cidade de Avaré. Iniciamos nossas atividades no dia 29/10/2011 após aproximadamente noventa dias de treinamento intenso baseado no protocolo embasado no PHTLS (Referência em Atendimento Pré Hospitalar Internacional), traduzido e ajustado a nossa realidade. Na época a viatura de Itaí era uma Unidade de Suporte Avançado- USA 02, composta por Condutor Socorrista, Médico e Enfermeiro Intervencionista; ou seja, o atendimento era restrito a Emergências e Transferências de Pacientes graves para o serviço especializado de nossa região. Como todo serviço regionalizado e hierarquizado atravessa dificuldades de gestão, o serviço ficou suspenso por um tempo, e retomou em 2014, com uma nova equipe, iniciando as atividades voltadas ao Suporte Básico da Vida, BRAVO 08 com a equipe apta a realizar atendimentos em Situações de Emergência Clínicas e Traumáticas.” Informou a Enfermeira Márcia.

Toda ligação que entra via 192 é direcionada a Regulação Médica de Urgência, na cidade de Avaré, onde existem profissionais denominados TARMS- técnicos auxiliares de regulação médica, que acolhem a solicitação e passam o telefone ao MÉDICO REGULADOR, para que o mesmo esteja triando (colhendo informações importantes para estar deslocando a viatura, mais adequada a necessidade), ou seja, Emergências que necessitem se Suporte Avançado, vai a USA/ UTI com médico e enfermeiro intervencionistas, além do condutor socorrista obviamente, USB/  BRAVO com o Técnico de Enfermagem, o Condutor Socorrista e Enfermeiro Gerente de Base eventualmente ou Ambulância Social- Ambulância branca do município que apenas encaminha os pacientes sem gravidade.

“Atualmente contamos apenas com uma equipe de Suporte Avançado- USA na cidade de Avaré, e os demais municípios que tem Base Descentralizada, como é o nosso caso aqui em Itaí, a nossa Viatura, USB/ BRAVO, é composta pelo Condutor Socorrista, Técnico de Enfermagem, e Enfermeiro Gerente de Base, que às vezes saí junto à equipe para prestar atendimento, além de outras atribuições. Prestamos o socorro até ao Pronto Socorro de referência (que tenha recursos necessários para estabilizar nossas vítimas). Todas as ligações no 192 são gravadas, trabalhamos com um protocolo e todas as nossas condutas são guiadas por telemedicina

Por isso, quando vocês ligarem no 192, por favor, sejam claros, objetivos e passem o maior número de informação possível em relação ao endereço, ponto de referência e etc., por que, facilita nosso deslocamento, e garante um melhor tempo resposta. Ou seja, a ligação no 192 não cai aqui na nossa base, essa solicitação é triada/ avaliada, e assim que o MÉDICO REGULADOR determinar, o RO (rádio operador), entra em contato com a equipe, solicitando nosso atendimento.” Pontuou a Enfermeira Márcia.

No período de Junho de 2016 à Janeiro de 2018 a Equipe do SAMU de Itaí realizou um total de 2.125 atendimentos, sendo: 1.335 casos clínicos; 508 traumas; 144 QTA (Cancelamento/ Remoção por meios próprios); 96 recusas de atendimentos; 03 transferências Inter Hospitalar; 52 transportes; 594 idosos; 1.271 adultos, 219 crianças e adolescentes; 122 gestantes; 67 emergências psiquiátricas; 177 emergências Cardiovasculares; 145 emergências Respiratórias; 168 emergências Metabólicas; 189 Agias (lombalgias/ abdominalgias); 143 Emergências Neurológicas; 29 PCR/ Morte evidente; 79 Intoxicações Exógena; 51 agressões; 175 quedas; 11 ferimentos por arma branca; 06 ferimentos porá arma de fogo; 53 ferimentos corto contuso; 41 acidentes de trânsito; 38 acidentes automobilísticos; 98 atendimentos em Zona Rural. Além de outros atendimentos como: queimaduras, afogamentos, animal peçonhento, queda de cavalo, esmagamento, parto, eletrocussão, queda de monomotor e soterramento. (Com informações da Enfermeira Gerente de Base – Márcia Estanislau Andrade de Oliveira)