Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Prefeitura Municipal de Itaí promoveu treinamento técnico de poda de árvores

O treinamento contou com a presença do prefeito Thiago Michelin que acompanhou o treinamento prático em fronte a Escola Estadual João Michelin.
Esta é a primeira vez que ocorre este tipo de treinamento em Itaí

A Prefeitura Municipal de Itaí promoveu nos dias 08 e 09 de Maio treinamento técnico de poda de árvores e segurança em altura, com a finalidade de capacitar os colaboradores municipais que realizam esse importante trabalho no município.

Este treinamento foi realizado por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a participação dos instrutores Rogério e Bergamasso, do Secretário de Meio Ambiente Gui Gallego e do Assessor de Departamento Melquíades Tadeu, além de colaboradores municipais e de jardineiros autônomos sr. Adão e Valdenelson(Pi) que realizam o trabalho de poda.

O treinamento contou com a presença do prefeito Thiago Michelin que acompanhou o treinamento prático em fronte a Escola Estadual João Michelin. O treinamento foi dividido em 2 partes, sendo a primeira parte como teórica e a segunda parte como prática, tendo como objetivo orientar, formar e capacitar os participantes da forma correta de realizar podas, sem violar a legislação e principalmente garantir a qualidade das espécies arbóreas, minimizando os impactos ambientais causados por podas drásticas. A poda drástica ocorre quando há o corte total da copa, restando apenas o tronco da árvore, quando há o corte de grandes galhos deixando a árvore em desiquilíbrio, e ainda quando há a retirada de mais de 30% da copa.

Para se realizar uma poda ou um corte em uma árvore é necessário prévia autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Esta é a primeira vez que ocorre este tipo de treinamento em Itaí para os colaboradores municipais e a capacitação acima de tudo é chave para o desenvolvimento de um trabalho com qualidade. A capacitação dada a esses colaboradores municipais e jardineiros, é importante pois através dela podemos manter as estruturas arbóreas sadias, além de garantir a segurança destes profissionais que é fundamental pois a não utilização de equipamentos de proteção coloca em risco a vida destes trabalhadores.

"Esse é um trabalho relevante, pois temos como meta arborizar a cidade de Itaí, cuidar diariamente de nossas árvores que fazem parte da paisagem urbana e ajuda na qualidade do ar de nossa cidade e na qualidade de vida dos munícipes. Parabéns pela brilhante iniciativa desse treinamento que ajudará na capacitação desses profissionais dando-lhes mais segurança na execução desse trabalho", enfatizou o prefeito.

Texto e fotos: NatanaelSSoares

[ngg_images source="galleries" container_ids="37" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="0" number_of_columns="0" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]