Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Programa de Microbacias II em Itaí já alcança grandes investimentos

Os investimentos do Programa de Microbacias II em Itaí já alcançou o patamar de R$ 800 mil.

Associação de Agricultores Hortifrutigranjeiros Familiares de Itaí
Associação de Agricultores Hortifrutigranjeiros Familiares de Itaí

O Programa de Microbacias II através do CATI e da Prefeitura Municipal de Itaí, atendeu a Associação de Agricultores Hortifrutigranjeiros Familiares de Itaí – AGRIFAI, entidade que participa de políticas públicas com objetivo de apoiar e atender o pequeno agricultor e agricultura familiar itaiense com trabalho compartilhado do Departamento Municipal de Agricultura.

Nessa primeira etapa, foi implantado o centro de distribuição e sede da AGRIFAI, convênio que por parte do Banco Mundial subsidiou 70% da obra construída e 30 % através de financiamento do FEAP ( Fundo de Expansão ao Agronegócio Paulista ) adquirido pela AGRIFAI, isto em valores e por parte gestão municipal de Itaí. Houve a adequação do projeto de lei referente a doação do terreno na área industrial de 1.500 m² construído, e também através do apoio necessário para que o convênio viesse acontecer em todas as fases, através de orientações, elaboração de todos planos ou projetos, e toda equipe técnica da Prefeitura a dar suporte que fosse necessário para que AGRIFAI conseguisse este benefício ao município, meta que o prefeito Thiago Michelin pôs como prioridade ao Departamento Municipal de Agricultura no primeiro ano de gestão.

A segunda etapa do Programa é o atendimento aos projetos individuais de propriedades através da aquisição de maquinas, equipamentos e benfeitorias aos associados beneficiada pelo Programa de Microbacias II, para atender as necessidades de cada atividade desenvolvida pelos agricultores associados da AGRIFAI, através do acompanhamento técnico dos colaboradores do Departamento de Agricultura de Itaí e CATI Regional de Avaré, viabilizou a aquisição destes benefícios. Os benefícios são subsidiados no valor de 70% pelo Banco Mundial através da CATI e 30 % por conta dos produtores. Os equipamentos adquiridos foram abastecedouros de Água metálico, geradores de energia, pulverizadores e carretas para transporte. Em andamento processo para aquisição de estufas agrícolas que serão entregue nos próximos meses. Dentre as partes, a AGRIFAI tem grande importância para o acontecimento desta etapa, através da comissão de compras, constituído por membros associados que recebem todas a propostas das empresas interessadas em fornecer esses bens. Após emitido o relatório elaborado pela comissão, é montado todo o processo pelo Departamento de Agricultura do Município e encaminhado ao CATI Regional de Avaré para análise e aprovação.

A terceira etapa é composta de benfeitorias de estradas rurais. Apesar de ser a etapa final, esta se iniciou nos primeiros meses de trabalho, de forma urgente, a ser cumprido todas as etapas de componente para sua execução. Muitos trabalharam para que o processo fosse encaminhado e o convênio assinado, desde o empenho da AGRIFAI na realização das etapas anteriores como também todo empenho da gestão municipal através do Departamento de Agricultura na elaboração da documentação necessária e avaliação e acompanhamento dos planos e projetos contratados. A Secretaria do Meio Ambiente trabalhou na elaboração do Processo de Licença Ambiental no projeto de estradas executado na estrada rural João Pedro Valin de Carvalho Macedo (Estrada Santa Terezinha). A CATI Regional de Avaré realizou análise do processo, adequações e encaminhamento desta documentação para celebração do convênio junto a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do governo do Estado.

Os investimentos do Programa de Microbacias II em Itaí já alcançou o patamar de R$ 800 mil reais somados nestas três etapas de execução do Programa. Esses investimentos tende ser ampliados com novos planos e projetos que virão a médio e longo prazo.

"É com grande satisfação que vemos o desenvolvimento da AGRIFAI com os investimentos do Programa de Microbacias II em Itaí. As melhorias na área agrícola priorizando o pequeno agricultor e agricultura familiar em nosso município. Só tenho enaltecer o trabalho do diretor de Agricultura Mauricio Medeiros, o Eng. agrônomo Marcus Vinicius e toda equipe da Casa de Agricultura, o presidente da AGRIFAI Reinaldo Santos, diretor regional do CATE de Avaré Eliseu Aires de Melo pelo apoio, ao secretário estadual de Agricultura Arnaldo Jardim, ao deputado Edson Giriboni e a todos produtores e associados da AGRIFAI. Sigamos firmes e fortes nessa jornada que temos muito a realizar e trabalhar para o desenvolvimento sustentável do nosso município. Meu muito obrigado, fique com Deus", destacou o prefeito Thiago Michelin.