Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

SAP realiza 4ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade na Penitenciária 'Cabo PM Marcelo Pires da Silva' em Itaí

O evento conta também com uma atividade para discutir os direitos previdenciários e a reforma da previdência proposta pelo governo federal.
Autoridades presentes ao evento

A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo - SAP, realizou nessa terça-feira, 03 de Dezembro, a abertura oficial da 4ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade na Penitenciária 'Cabo PM Marcelo Pires da Silva' em Itaí/São Paulo.

Nessa cerimônia marcaram presença o diretor de unidade Fernando Renesto, o  cônsul japonês Yoshihiro Kikuta, cônsul da Argentina Marcelo Di Pace, prefeito de Itaí Thiago Michelin, vereador e delegado Dr. Luis Rotelli, vereadora Ana Lucia Laka, Tania Cristina Queiroz - Diretora da Escola Estadual João Michelin, João Piaui de Oliveira - Gerente Regional da FUNAP e Anara Falcão - Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania do Estado além da presença de colaboradores da unidade prisional, secretários municipais e convidados especiais.

Nesse evento discute direito previdenciário e oferece ações de saúde para presos de Itaí Mutirão de serviços realizado na Penitenciária inclui ainda regularização de documentos e palestras com temas variados.

A Secretaria da Administração Penitenciária - SAP promove de segunda a sexta-feira, diversas ações de cidadania e saúde para os reeducandos da Penitenciária “Cabo PM Marcelo Pires da Silva” de Itaí, com objetivo de prepará-los para o retorno à vida em liberdade. Em sua quarta edição na unidade, a Jornada de Cidadania e Empregabilidade oferece aos presos, durante toda a semana, atendimentos psicológico, jurídico e médico.

O evento conta também com uma atividade para discutir os direitos previdenciários e a reforma da previdência proposta pelo governo federal. O assunto será apresentado aos detentos pelo gerente da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Itaí, Sizenando de Oliveira Sales Neto.

SAÚDE

Iniciativa da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) do Estado em parceria com a Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário, o evento engloba, ainda, regularização de documentos e atendimentos de saúde.

Estão previstos, por exemplo, testes rápidos para detecção de HIV e sífilis, e aferição da pressão arterial dos detentos. Os presos também irão assistir palestras com temas variados. Entre os assuntos abordados, estão empregabilidade e preservação do Meio Ambiente!

BALANÇO

Desde o início do programa, em 2015, nos presídios abrangidos pela Coordenadoria da Região Noroeste (CRN), já foram emitidos ou regularizados 49.296 novos documentos: CPF (14.109); RG (19.110); Carteira de Trabalho/Previdência Social (3.699); Título de Eleitor (896); e 11.482 certidões (nascimento, casamento e óbito).

Ao todo, as unidades regionais prestaram mais de 275 mil atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo participações de reeducandos (homens e mulheres) em palestras sobre educação e empregabilidade.

Somente na Penitenciária de Itaí, nas três edições do evento, foram emitidos ou regularizados 381 documentos e ofertados 2.136 atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo palestras em geral.

Fonte: Marcus Liborio - Assessor Técnico de Comunicação/SAP

Natanael S.Soares - Comunicação Regional/DRT 46219