Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Secretaria de Saúde de Itaí informa datas para realização do exame Papanicolau

Nesta sexta, 08/03, Dia Internacional da Mulher, os exames serão realizados na UBS DR. Durval Garcia.
Banner divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde emitiu comunicado informando as datas e locais de realização de exames preventivos de papanicolau no município de Itaí.

O exame de papanicolau é feito de forma rápida e simples, não sendo necessário usar anestesia ou qualquer outro tipo de medicamento. Esse procedimento não dói, apenas pode causar um pequeno desconforto no momento em que o médico raspa o colo do útero.

O exame de papanicolau, que serve para diagnosticar inflamação vaginal, doenças sexualmente transmissíveis como o HPV e para identificar a presença de câncer de colo do útero, devendo ser realizado 1 vez por ano por mulheres que já iniciaram a sua vida sexual, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos.

Não por coincidência, a campanha tem início nesta sexta-feira, dia 08, Dia Internacional da Mulher, na UBS Dr. Durval Garcia que estará realizando o procedimento das 17h00 às 19h00. Importante a participação feminina itaiense.

Os exames também serão realizados na UBS Floriza Tristão Martins (Capitão Cesário) no dia 15 de março; na UBS Abel Rolim Pinheiro (Jardim Eldorado) no dia 22 de março e, na UBS Monte Alto, no dia 29 de março. O horário de atendimento nestas unidades para este procedimento será sempre das 17h00 às 19h00.